quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E NO VELHO CONTINENTE...

Liverpool 1 x 2 Lyon – 3ª rodada da Liga dos Campeões da Europa, Grupo E

O Liverpool foi derrotado, em pleno Anfield Road, pelo Lyon, e se complicou muito na Champions League. Com apenas três pontos e tendo que realizar duas das próximas três partidas longe de seus domínios, a equipe inglesa vai ter que suar muito a camisa para passar de fase.

A primeira metade da 1ª etapa se mostrava uma partida muito truncada, com o Liverpool nada conseguindo produzir ofensivamente e o Lyon saindo pouco para o jogo. As saídas da equipe francesa eram, invariavelmente, pelos lados do campo e, em uma delas, Lisandro López quase abriu o placar, obrigando o goleiro Reina a realizar bela defesa. Fora isso, era o Liverpool que tentava atacar, mas sem o mínimo sucesso. A situação parecia ficar pior ainda para os ingleses quando Gerrard, contundido, teve que sair. Aí, entrou em jogo a imprevisibilidade do futebol. O lateral-esquerdo brasileiro Fábio Aurélio, substituto de Gerrard, entrou no meio-campo e, em 10 minutos, participou de três ótimas jogadas ofensivas. Em uma delas, cruzou a pelota na área, que Benayoun completou para o fundo das redes.

O intervalo parecia ter feito bem ao Lyon que, logo aos 4 minutos da 2ª etapa, chegou perigosamente com o lateral-direito Reveillere. Porém, foi o Liverpool quem teve o jogo nas mãos. Entre os 10 e 15 minutos, a equipe inglesa criou 3 chances de aumentar o placar e praticamente garantir a vitória. Benayoun, Ngog e Kuyt, justamente os três homens mais ofensivos do Liverpool, desperdiçaram as chances criadas. É nessa hora que vemos a falta que faz um jogador do nível de Fernando Torres, que, contundido, não pôde jogar. Quem merece destaque, pelo lado do Liverpool é o novato lateral-direito Kelly, de apenas 19 anos. Mesmo tendo trabalho para segurar os ataques que o Lyon realizava por seu lado, ele ainda arrumou tempo para criar duas boas jogadas de ataque.

Os deuses do futebol resolveram castigar o Liverpool que, após desperdiçar essas citadas três oportunidades de sacudir o filó, ainda resolveu parar de atacar e apenas segurar o resultado. Pois é, sem nenhuma qualidade nas saídas para o jogo o Liverpool viu o Lyon gostar da partida, dominar o meio-campo e começar a assustar o goleiro Reina. E foi utilizando sua principal arma na partida que o Lyon conseguiu empatar. Após cobrança de córner, Gonalon deixou tudo igual. O Liverpool, que não mostrava a mínima condição de se reerguer na partida, tamanha a falta de criatividade e organização, ainda conseguiu chegar mais duas vezes, com o zagueiro Skirtell, isolando a pelota após boa jogada de Fábio Aurélio e Kuyt, e com um chute longo de Mascherano. Entretanto, como eu havia dito antes, os deuses da bola resolveram que o Liverpool não merecia mesmo vencer. Aos 45 minutos, após ótima jogada do também ótimo Pianíc, jovem bósnio que atua pela meia-direita, com Govou, o argentino Delgado deu a vitória ao Lyon.

Com o apito final, uma onda de abatimento caiu sobre a equipe do Liverpool e seus torcedores. Para piorar o momento, domingo é dia de clássico contra o Manchester United.

Real Madrid 2 x 3 Milan – 3ª rodada da Liga dos Campeões da Europa, Grupo C

Era um duelo ennvolvendo nada menos do que 16 títulos da Champions League. Acreditem meus amigos: o jogo que se viu no Santiago Bernabéu foi digno de cada um desses troféus. E para ficar ainda mais divertido para nós, brasileiros, foram nada menos do que seis patrícios em campo.

O apito inicial mostrou um Real Madrid mais consistente em termos ofensivos. Não que a equipe merengue estivesse pressionando e assustando o rival, mas o Milan estava mais limitado em campo. Parecia haver uma barreira imaginária bloqueando a entrada da área defendida por Casillas, pois o Milan tocava a bola, abria o jogo, fechava o jogo, dava passes longos, passes curtos, chutões para frente e nem chegava perto do gol adversário. Era um time com limites. Quanto ao fato de os jogadores estarem guardando suas posições com muita obediência, eu considero ser um ponto positivo. Muita gente boa (o comentarista da ESPN Paulo Calçade, de quem sou grande fã, é um deles) diz que o Milan precisa de mais movimentção, que não basta o Pato ficar na direita, o Gaúcho na esquerda e o Inzaghi no centro, sendo esses abastecidos pelo tripé de meio-campo formado por Pirlo/Ambrosini/Seedorf. Acredito que o técnico Leonardo não tenha um vasto conhecimento sobre organização tática e que o Milan está passando por um período onde os jogadores estão tentando se entender, após a saída do Kaká, que era comandante e centro do time. Por esses dois fatos, em meu entendimento, o melhor que o Milan tem a fazer é jogar o simples. Aparição ofensiva de um lateral de cada vez, ou sobe o Pirlo ou sobe o Ambrosini, nada de Ronaldinho com plena liberdade em campo, zagueiros só devem aparecer no ataque durante as bolas paradas... Somente o básico. Com o tempo, a equipe tende a evoluir e, aí sim, naturalmente, a mobilidade e as trocas de posições irão aparecer. Não foi a postura estática do Milan o fator responsável por a equipe não ter conseguido criar uma única boa jogada ofensiva na 1ª etapa, mas sim o fato de Pirlo e Seedorf não terem aparecido em campo. Para o Milan jogar com três atacantes, é mais do que essencial a participação desses dois meias.

Ainda na etapa inicial, vimos um Real Madrid que, não sendo agredido, manteve o domínio das ações de ataque e, se não foi um primor na organização das jogadas ofensivas, o chute de longa distância e a bola parada cobrada pelo meia Granero mostram-se perigosos. Foi de um chute do próprio Granero que o goleiro Dida engoliu um dos maiores frangos da história do futebol e deixou Raúl livre para abrir o placar. Esse frangaço deixou o Real mais confiante para arriscar os chutes longos e Diarra e Marcelo, esse após excelente jogada individual, quase ampliaram a vantagem utilizando essa arma.

Após o intervalo, parecia que o Real Madrid estava disposto a decidir logo a partida. Com 6 minutos, Raúl, Kaká e Benzema deixaram o sistema defensivo do Milan de pernas pro ar e, em três belas jogadas, poderiam ter praticamente definido a partida para os Galáticos. Mas não combinava com uma camisa do peso da do Milan a impotência mostrada pela equipe e, quando ninguém esperava, o Rubro-negro começou a jogar bola. Bastou um intervalo de aproximadamente 10 minutos de bom futebol para o Milan virar a partida. Pirlo e Seedorf apareceram para jogar e o trio ofensivo, principalmente Ronaldinho, ganhou companhia nas ações ofensivas. Com uma bomba de Pirlo e um espetacular lançamento de Ambrosini para Pato, o Milan virou a partida com dois gols que Casillas poderia ter defendido. O Real Madrid teve as chances para matar o jogo e, contra um adversário de porte, não é aconselhável desperdiçá-las. O jogo fervia! A entrada do Drenthe no Real, que já havia se mostrado interessante pela velocidade e impetuosidade que forneceu à equipe, se mostrou ainda mais importante quando, após um córner inteligentemente cobrado por Raúl, o holandês acertou bom chute de fora da área e empatou o placar. Por falar em holandês, uma perguntinha: será que o Van Nilsterooy não merece uma vaga nessa equipe do Real Madrid? Em minha opinião, sim.

Durante os últimos 15 minutos de jogo, era impossível adivinhar o vencedor. Um perigoso chute do Xabi Alonso e um gol mal anulado do Thiago Silva mostraram como qualquer equipe poderia sair com os três pontos. Aos 43 minutos, porém, após um genial passe de Seedorf, Pato concluiu de maneira perfeita e sacudiu o filó. Placar final: Real Madrid 2 x 3 Milan. Como é bom ver um jogão desses! Como é bom ver o Milan jogando bola!

3 comentários:

  1. Eu vi o jogo do Milan e mereceu essa grande vitória sobre o Real Madrid. E podia ser de mais.

    ResponderExcluir
  2. Foram dois bons jogos, com vitórias dos visitantes, que mostram que o futebol europeu é forte e não tem favorito em nenhum jogo.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também vii o jogo do Milan e mereceu mesmo a vitória!

    O Pato marcou 2!!!

    E ai cara, blz, fiquei um tempo com o blog excluido, pois tive que dar uma força para um colega em um blog de informática, mas agora , voltarei com o blog "Tudo Sobre Santos Futebol Clube"

    O blog agora está de volta e podem visitar pois agora postarei todos os dias!

    Dê uma visita lá:
    http://jlntudosobrefutebol.blogspot.com/

    Muito Obrigado!

    abs

    ResponderExcluir