domingo, 25 de outubro de 2009

E NO VELHO CONTINENTE...

Liverpool 2 x 0 Manchester United - 10ª rodada do Campeonato Inglês

Depois de quatro derrotas consecutivas, o Liverpool conseguiu vencer. E não foi uma vitória qualquer, mas sim sobre o Manchester United, no duelo entre os dois maiores Campeões do Campeonato Inglês.

Não podendo contar com o meia Gerrard, contundido, o Liverpool apostou no trio Fábio Aurélio/Kuyt/Benayoun para organizar o setor de meio-campo e comandar as ações ofensivas da equipe. Dentre esse três meias, foi o brasileiro Fábio Aurélio quem mais participou da 1ª etapa. Dois lances seus foram simplesmente sensacionais, também pelas intervenções do goleiro van der Sar. Aos 16 minutos, Fábio cobrou uma falta com muita categoria, que o goleirão foi buscar em uma defesa daquelas que merecem ser reprisadas várias vezes. Depois, aos 36, ele deu um lançamento milimétrico para Benayoun que dominou bem e cruzou para área. Quem apareceu para completar de cabeça? O próprio autor do lançamento inicial, Fábio Aurélio, que só não abriu o placar porque van der Sar novamente mostrou seus atributos. Enquanto isso o Manchester United se mostrava uma equipe recuada e buscando os contra-ataques sem muita eficiência, assustando o goleiro Reina apenas uma vez, em uma cabeçada de Rooney.

Após o intervalo, a partida se mostrou mais equilibrada, com o Manchester não explorando somente os contra-ataques. Porém, em uma das saídas para o jogo, a equipe comandada por Alex Fergusson deixou um buraco no setor defensivo que Benayoun soube explorar muito bem, colocando Fernando Torres de frente com van der Sar que, dessa vez, nada pôde fazer: 1 a 0 Liverpool. Falando mais um pouco sobre Fernando Torres, o vejo como um dos três melhores centroavantes da atualidade. Existe um consenso de que Cristiano Ronaldo, Kaká e Messi são os três melhores do mundo, porém nenhum deles é um centroavante. Na posição de finalizador, matador, homem-gol, coloco Fernando Torres ao lado de Ibrahimovic e Luís Fabiano como os melhores da atualidade. Como Ibra não vai para o Mundial de 2010, acredito que o posto de melhor centroavante do mundo será decidido no duelo entre “El Ninõ” e “Fabuloso”.

Voltando ao jogo, o Liverpool recuou mais do que o necessário, após abrir o placar, mas o Manchester não estava em um dia inspirado. Nem mesmo as entradas de Michael Owen e Nani deram aos “Diabos Vermelhos” força ofensiva suficiente para furar a defesa do Liverpool. O sistema defensivo do Liverpool se mostrou bem organizado, com Fábio Aurélio, apesar de meia, ajudando muito no lado esquerdo e o lateral-direito Glen Johnson realizando uma ótima partida. Quanto a dupla de volantes formada por Lucas e Mascherano, acredito que eles poderiam cometer menos faltas. Tanto o brasileiro quanto o argentino cometem infrações que prejudicam sua equipe. Se o Mascherano, que foi expulso no fim do jogo, tivesse recebido o vermelho antes, teria complicado muito a situação de sua equipe.

Aos 50 minutos, com a defesa do Manchester completamente aberta (o zagueiro Vidic havia sido expulso), o Liverpool acertou um contra-ataque e Kuyt deixou Ngog livre para fechar o placar. Foi uma bela e importante vitória do Liverpool, que deixará a equipe mais tranquila para a sequência na Premier League e para buscar a vaga na próxima fase da Copa dos Campeões da Europa. Finalizando, um recadinho para o treinador da Seleção Brasileira: Olho no Fábio Aurélio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário