quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2010

Uruguai 0 x 1 Argentina – Centenário, Montevidéu (URU)

Ao término do clássico entre Uruguai e Argentina, confesso que fiquei desapontado com o nível do futebol mostrado por ambas as equipes. Porém, pensando mais um pouquinho, me convenci de que, diante de tamanha tensão, seria impossível uruguaios e argentinos apresentarem um jogo aberto.

Uruguai e Argentina já se enfrentaram quase 200 vezes, em partidas oficiais. Acredito que poucas dessas partidas tenham sido tão importantes quanto foi este último duelo. Com o prestígio e a importância que a Copa do Mundo possui atualmente, disputá-la é o sonho de todo jogador. No caso dos argentinos, não disputar um Mundial seria algo como o fim do mundo. Imaginem vocês o nível das críticas que Messi e Maradona, o maior ídolo atual e o ídolo eterno, respectivamente, receberiam em caso de eliminação da Copa da África. Já os uruguaios, mesmo não possuindo a força de antes, ainda são os Bi-campeões Olímpicos e Bi-campeões do Mundo e o fato de não terem participado da última edição do Mundial deixa jogadores e torcedores ainda mais ansiosos.

Com o apito inicial e a pelota rolando, o Uruguai se mostrou muito mais disposto a buscar a vitória. Comandada pelo incisivo e habilidoso Luís Suarez, a Celeste se mantinha no campo ofensivo e, de vez em quando, conseguia assustar o goleiro Romero. Uma ótima jogada do próprio Suarez pela esquerda, uma cabeçada do zagueiro Scotti e uma “bundada” do capitão Lugano foram as principais oportunidades criadas pelo Uruguai. Já o futebol mostrado pela Argentina ficou somente nas bolas paradas alçadas na área pelo Verón. Mesmo com o citado nervosísmo que as duas equipes apresentavam, fica impossível não se espantar com a falta de qualidade ofensiva mostrada pela Seleção Argentina. Não possui jogadas pelos flancos, tabelinhas pelo meio, bolas paradas ensaiadas, chutes de longa distância... Não se pode nem falar que a equipe ficou a espera de um lance genial do Messi, pois nem no “Pulga” a bola chegou.

Se no 1º tempo a tensão das equipes era ainda maior pelo fato de Equador e Chile permanecerem empatados, logo no início da 2ª etapa o Chile abriu o placar em Santiago. Com o gol chileno, o Equador, que precisava da vitória, praticamente se viu fora da briga. Sendo assim, o pior que poderia ocorrer com Argentina ou Uruguai seria disputar a repescagem. Esse fato poderia ter deixado o jogo mais aberto, porém nem de longe isso ocorreu. O treinador uruguaio fez sua parte e mandou sua equipe para frente, com as entradas de Cavani e Rodríguez, na primeira metade da etapa. Já pelo lado argentino, Maradona, em resposta, sacou os ofensivos Di María e Higuaín para colocar o lateral Monzón e o volante Bolatti. Assim como no jogo contra o Peru, quando quase mandou a Copa pro brejo, Dieguito optou pela pior maneira de se segurar um resultado. Ao invés de utilizar o tão famoso toque de bola argentino, para controlar a partida e diminuir o ímpeto uruguaio, o treinador preferiu entupir seu campo de defensores.

Se a baixa qualidade técnica do Uruguai não permitia qualquer mudança no placar, a Argentina conseguiu, após um bate-rebate digno de pelada de fim de churrasco, mudar o marcador. O apagadíssimo Messi, de longe a pior partida sua que já assisti na vida, cruzou a pelota na área e, depois de uma briga de foice, a redonda sobrou para o volante Bolatti arrematar para o fundo das redes.

Com essa importante vitória, a Argentina conseguiu se classificar para o Mundial, o que, convenhamos, não passava de uma obrigação. Durante aproximadamente 8 meses, Maradona – será que ele permanece? – terá muito, mas muito trabalho pela frente. Se nossos hermanos mostrarem na África um futebol semelhante ao apresentado contra Peru e Uruguai, irá passar um dos maiores vexames de sua história. Ao Uruguai, resta disputar a repescagem pela terceira vez seguida. Desta vez contra a Costa Rica.

Um comentário:

  1. Pois é, e não é que a Argentina se classificou?

    Torci pros hermanos irem pra copa. Seria injusto que uma seleção como essa não fosse pra copa...


    Mas agora algo tem que mudar urgente. Maradona como técnico não dá!!!

    Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

    Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir