quinta-feira, 8 de abril de 2010

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2010 1ª FASE

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 2 x 2 Universidad de Chile – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Bobeou demais! Após conseguir uma difícil virada no placar, aos 37 minutos da 2ª etapa, o Flamengo fez tudo que não podia e permitiu que a Universidad de Chile empatasse o duelo no Maraca.

Sei que existe uma grande máxima no futebol que diz “o jogo só termina quando o juiz apita”. Porém, um time maduro e tecnicamente qualificado, como acredito ser o Flamengo, não pode perder uma partida nos minutos finais, após tanto sacrifício para tomar a frente no placar. E nem estou falando sobre artifícios como são a cera e as faltas, já que a Libertadores não suspende jogadores por acúmulo de cartões amarelos e permite estas sujas artimanhas. Com a vitória parcial e aproximadamente 10 minutos para o fim do jogo, bastava ao Flamengo trocar passes e rodar a redonda. Uma equipe que conta com Léo Moura, Juan e Petkovic, só para citar três excelentes passadores, e que manteve mais de 60% de posse de bola durante todo o jogo, tinha a obrigação de não sofrer um gol nos acréscimos. Mesmo que a defesa do Flamengo seja um desastre.

Bom, vamos à história do jogo. Durante toda a 1ª etapa, o Flamengo teve o controle da posse de bola e nada soube fazer com ela. Contando com um Kléberson apagadíssimo, o que vem sendo uma constante em todo 2010, e Vinícius Pacheco completamente perdido em campo, o Rubro-Negro só alçava bolas na área, o que era inútil devido à ausência de Adriano como referência. Uma cabeçada e um chute de Love foram os únicos perigos que o Fla levou ao goleiro Conde durante esta etapa, apesar de todo o esforço do Michael, estreando como titular. Aos 43 minutos, o sistema defensivo do Fla resolveu falhar, o que, assim como as péssimas atuações do Kléberson também vem sendo constante. No único contra-ataque bem sucedido puxado pela “La U”, o cruzamento veio pela direita e por baixo e uma falha do Álvaro permitiu que o meia Montillo abrisse o placar.

Para a 2ª etapa, o Flamengo precisaria mudar e o Andrade sacou Kléberson para a entrada de Bruno Mezenga. Falar após o jogo é mais fácil, mas acredito que na ausência de Adriano o Mezenga deve ser o companheiro do Love, ao invés de um Vinícius Pacheco adiantado. O jovem Vinícius ainda não possui qualidade tática o suficiente para saber fazer a dupla função de meia e atacante, ora encostando no Love, ora recuando para buscar o jogo. Se a presença do Bruno Mezenga como referência rapidamente mudou o Flamengo, a entrada do Petkovic no lugar do Pacheco melhorou ainda mais o Rubro-Negro. Dominando inteiramente o setor de meio-campo e com a posse de bola quase que total, o Flamengo pressionava muito a equipe chilena e o gol ficava cada vez mais maduro. Em ordem cronológica: arremate do Mezenga que o goleiro Conde defendeu, Angelim cabeceia cruzamento do Michael perigosamente para fora, Léo Moura cruza com perfeição e Mezenga cabeceia no pé da trave, jogada de Willians que termina com Léo Moura chutando para nova defesa de Conde. E isso tudo em menos de 10 minutos. Então, aos 22 minutos, Vágner Love briga com o goleiro e a pelota sobra para Michael, o melhor jogador em campo, empatar a partida. Se em minha opinião o Andrade errou ao deixar o Mezenga de fora no início do jogo, deu um tiro certeiro em escalar o Michael, que foi um verdadeiro “Multi-Homem” estando em todos os lugares do campo. Com o empate, o Fla manteve o pé no acelerador e, aos 37, depois de ter perdido uma boa chance com o Vágner Love na pequena área, virou o placar. Um lançamento primoroso de Petkovic, daqueles que os saudosistas chegam a suspirar, encontrou Love que dominou errado, se recuperou, tocou para o Michael, como sempre presente nas jogadas de ataque, e a pelota, após desvio na zaga, sobrou para a bomba de Léo Moura estofar as redes.

Era para o Flamengo ter feito a partida terminar ali. Os 10 minutos seguintes, deveriam ter sido apenas de passes pra lá e pra cá. Mas não... O Flamengo recuou, deu bola e campo para a Universidad e, em mais uma bobeira da zaga, Montillo cruzou e Rodriguez fechou o jogo. Comentário rápido: este Montillo é muito bom de bola.

Com o empate, o Flamengo precisará vencer a Universidad Católica lá no Chile. Não será um jogo fácil, mas quem mandou cometer erros de equipes sub-15...

Um comentário:

  1. Boa noite.

    Gostei muito do seu resumo. Gostaria de acrescentar uma observação. Acho que o Andrade precisa chamar a atenção do time (novamente ?) sobre o modo em que vem levando gols.

    Lembra-se do primeiro jogo lá no Chile? Lembra-se do primeiro gol que o Flamengo levou? Uma bola levantada na área e a chegada de um jogador adversário, vindo de trás, sem que ninguém o acompanhasse. Hoje foi a mesma coisa.

    Um abraço e felicidades.

    ResponderExcluir