domingo, 17 de abril de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 TAÇA RIO - 8ª RODADA

CONFRONTOS PELA FASE SEMI FINAL




CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FASE DE GRUPOS DA TAÇA RIO












RESULTADOS


Resende 1 x 1 Madureira Cabofriense 1 x 2 Volta Redonda Bangu 1 x 2 Americano Olaria 2 x 2 Vasco Flamengo 1 x 1 Macaé América 1 x 3 Botafogo Boavista 3 x 0 Duque de Caxias Fluminense 1 x 0 Nova Iguaçu


Olaria 2 x 2 Vasco – Moacyrzão


Foi um jogão de bola! Em um duelo emocionante até os últimos segundos, Olaria e Vasco empataram em 2 x 2. O resultado garantiu o Alvianil da Rua Bariri nas semi finais da Taça Rio, o Vasco na liderança do Grupo A e decretou o fim do Cariocão para o Botafogo.


Com a decisão de poupar o lateral-esquerdo Ramón e o centroavante Alecsandro, ambos por já possuírem dois cartões amarelos, o treinador Ricardo Gomes mandou para o jogo um Vasco sem referência na área rival e organizado em um 4-3-1-2 com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Fellipe Bastos e Felipe; Diego Souza; Éder Luís e Leandro. Já pelo lado do Olaria, que disputava a sua mais importante partida em tempos, o técnico Cleimar Rocha esquematizou sua equipe em um 4-2-3-1 com: Henrique; Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Amarildo; David e Victor; Danilo, Renan Silva e Felipe; Waldir.


Desde o apito inicial, foi possível identificar qual seria a postura de ambas as equipes para o confronto. O Vasco, com maior posse de bola, buscava encontrar pelos lados as alternativas para furar a barreira alvianil, a defesa menos vazada da Taça Rio, enquanto o Olaria apostava na velocidade de seus homens de frente para pegar o adversário de calças curtas e decidir a partida nos contra-ataques. Até praticamente o final da 1ª etapa, apesar de dois perigosos arremates do Diego Souza, foi o Olaria quem viu sua estratégia dar certo. Não só pelo sucesso defensivo, que conseguia anular o bom ataque vascaíno, com destaque para o zagueiro Rafael, mas também pelo gol marcado pelo Waldir, em um chute cruzado aos 17 minutos. Somente nos últimos minutinhos da etapa que o Vasco conseguiu ser mais incisivo em suas ações ofensivas e o empate quase chegou em finalizações do Anderson Martins, do Diego Souza e do Leandro, esta última uma puxada de costas que acertou o travessão.


Um dos principais motivos para o Vasco não realizar um 1º tempo de alto volume ofensivo foi a ausência de um centroavante, pois a equipe está acostumada a atuar com um jogador fazendo a referência dentro da área, o Alecsandro. Ricardo Gomes deveria ter iniciado a partida com o Élton, ou, pelo menos, tê-lo colocado no intervalo, fato que não ocorreu. Voltando para o jogo com o mesmo onze inicial, o Vasco logo viu sua situação se complicar ainda mais quando, aos 4 minutos, o Olaria realizou uma linda jogada pelo flanco direito e Felipe aproveitou assistência do Danilo para ampliar o escore. Com dois gols de desvantagem, a torcida vascaína aumentou ainda mais o coro pela entrada do meia Bernardo, que veio a ocorrer aos 13 minutos. E o garoto realmente está com tudo. Logo aos 18 minutos ele cobrou pênalti com força para diminuir o placar. Vale dizer que o pênalti não existiu, tendo o Diego Souza se jogado para forçar o contato com o goleiro Henrique. Nos minutos seguintes, Bernardo continuou levando o Vasco à frente, enquanto o Olaria apostava, e acertava, seus contra-golpes, provando não estar morto na partida. Nos últimos 15 minutos, o jogo, que já era excelente, pegou fogo de vez. Pelo Vasco, Élton, que enfim estava em campo, acertou uma linda bicicleta que passou rente à trave, e o sempre perigoso Éder Luís realizou boa jogada pela direita. Por outro lado, o volante Victor deu trabalho ao Fernando Prass em dois bons chutes.


Existe um ditado que diz que não se deve elogiar goleiro e juiz antes do apito final. Pois bem, o relógio marcava 46 minutos quando Bernardo cobrou corner, o goleiro Henrique, que estava em excelente jornada, saiu caçando borboletas e o Rômulo cabeceou para o fundo das redes, dando número final ao confronto.


No próximo sábado, Vasco e Olaria voltam a se enfrentar, desta vez pela semi final da Taça Rio. Se pelo Vasco o Ricardo Gomes viu que, apesar de escapar de um dos tradicionais rivais, não terá vida fácil, Cleinar Rocha tem todas as armas nas mãos para fazer o Olaria acreditar que a classificação para a decisão é possível. Para os que não torcem nem pelo Vasco, nem pelo o Olaria, a torcida fica para que seja outro jogo emocionante.


JOGADA RÁPIDA!


- Aos 49 minutos do 2º tempo, no Estádio da Cidadania, Ronaldinho Gaúcho teve nos seus pés a oportunidade de colocar o Flamengo em primeiro do Grupo A e, por conseqüência, escapar do Fluminense na semi final. No entanto, o craque rubro negro bateu um pênalti a lá Roberto Baggio e domingo que vem teremos um Fla-Flu que promete.


- Joel Santana largou o Botafogo na liderança do Grupo B da Taça Rio. Em quatro jogos na competição, o Caio Junior obteve uma vitória, dois empates e uma derrota e o Botafogo ficou fora da fase semi final. Se o Botafogo não conseguir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, diante do Avaí (o primeiro jogo, no Engenhão, foi 2 x 2), vai ter muito torcedor que pediu a saída do “Papai” Joel arrependido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário