sábado, 16 de abril de 2011

LA LIGA 2010/2011 - 32ª RODADA

Real Madrid 1 x 1 Barcelona – Santiago Bernabéu, Madrid (ESP)

O primeiro dos quatro duelos entre Barcelona e Real Madrid que ocorrerão nas próximas semanas, este válido pela Liga Espanhola, terminou empatado em 1 x 1 com Messi e Cristiano Ronaldo marcando, ambos de pênalti, os gols da partida.

Com o objetivo de deixar o seu setor de meio-campo mais consistente e marcador, o treinado José Mourinho escalou o Real Madrid com um tripé de volantes e organizado no 4-5-1 com: Casillas; Sérgio Ramos, Ricardo Carvalho, Albiol e Marcelo; Pepe, Khedira, Xabi Alonso, Di María e Cristiano Ronaldo; Benzema. Já pelo lado do Barcelona, como era de se esperar, Pep Guardiola organizou sua equipe no 4-3-3 com: Valdéz; Daniel Alves, Puyol, Piqué e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e David Villa.

Nos primeiros 20 minutos da etapa inicial, o Barcelona dominou as ações ofensivas por completo, chegando a possuir absurdos 83% de posse de bola. No entanto, muito devido à muralha branca armada por Mourinho, apenas uma boa oportunidade de gol foi criada pelo Barça, com Messi tentando, e não conseguindo, encobrir o Casillas. Na segunda metade do 1º tempo, o Real Madrid melhorou sua postura ofensiva e começou a exigir mais atenção dos defensores adversários, fato que só não resultou na abertura do placar pois Adriano, que teve uma boa atuação na etapa, salvou uma cabeça do Cristiano Ronaldo sobre a linha. Apesar da maior posse de bola nos primeiros 45 minutos, o Barcelona esteve longe de ser superior em campo, com o Real Madrid conseguindo seis escanteios, contra nenhum do rival, e finalizando mais à gol.

Logo nos primeiros minutinhos da 2ª etapa, o torcedor anfitrião ficou ainda mais esperançoso de um bom resultado quando Cristiano Ronaldo cobrou falta com muita qualidade e acertou o pé da trave. Porém, a alegria branca duraria pouco. Segundos após este belo arremate do Cristiano Ronaldo o zagueiro Albiol cometeu falta em David Villa dentro da área, foi expulso e o Messi, aos 7 minutos, balançou as redes. Com a vitória parcial e um homem a mais em campo, o triunfo do Barça parecia favas contadas, mas, com o passar do tempo, os comandados de Guardiola abandonaram a estratégia de trocar passes no campo de ataque e recuaram mais do que o devido. Resultado: o Real Madrid ressucitou no jogo e chegou ao empate em pênalti cometido pelo Daniel Alves sobre o Marcelo e convertido pelo Cristiano Ronaldo. Vale dizer que nem o Daniel Alves nem o Marcelo, duas das principais armas de suas equipes, estiveram em uma boa jornada, principalmente o lateral do Barça.

Depois de ceder o empate mesmo com a vantagem de onze contra dez, o Barcelona tentou aumentar o seu volume ofensivo, mas quem esteve mais próximo de vencer a partida foi o Real, em finalização do Khedira aos 44 minutos que foi bem defendida pelo Valdés. O apito final decretou um empate que acabou sendo melhor para o Barcelona, que se mantém na liderança e com oito pontos de vantagem sobre o rival faltando apenas seis rodadas para o fim do torneio. Já os amantes do futebol, que esperavam um jogão de bola, estes vão ter que aguardar pelos próximos confrontos. Que bom que não falta muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário