domingo, 10 de abril de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA RIO - 7ª RODADA

RESULTADOS
Nova Iguaçu 1 x 1 Bangu / Volta Redonda 0 x 0 Olaria / Madureira 2 x 1 Boavista / Vasco 2 x 1 Cabofriense / Macaé 1 x 1 América / Duque de Caxias 2 x 1 Resende / Americano 1 x 5 Fluminense / Botafogo 0 x 2 Flamengo /

Botafogo 0 x 2 Flamengo – Engenhão

Com uma atuação segura, de muita consciência tática e dois gols do Thiago Neves, o Flamengo venceu o Botafogo e garantiu sua classificação para a fase semi-final da Taça Rio.

Devido à sapecada que o Fluminense deu no Americano, o Flamengo poderia até mesmo ser derrotado que permaneceria na 2ª colocação do Grupo A, enquanto o Botafogo precisava urgentemente dos três pontos pois iniciava o duelo fora da zona de classificação. Ainda buscando dar sua cara à equipe, Caio Junior esquematizou o Alvinegro para o importante Clássico no 4-3-2-1, iniciando com: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, João Felipe e Somália; Arévalo Ríos, Marcelo Mattos e Bruno Thiago; Everton, Herrera e Loco Abreu. Pelo Flamengo, Luxemburgo, parecendo enfim encontrar sua escalação predileta, mandou o time à campo escalado no 4-3-2-1 com: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians e Renato; Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid.

Como era de se esperar, o Clássico teve os seus primeiros minutos de bastante equilíbrio, com as duas equipes buscando seus jogadores de maior destaque. Enquanto no Flamengo o Ronaldinho Gaúcho aparecia mais do que o Thiago Neves e o Léo Moura, as outras principais armas de ataque do time, o Botafogo concentrava suas forças na tentativa de colocar a pelota na cabeça do Loco Abreu. Antes da parada técnica, foi o Flamengo quem esteve mais próximo de abrir o placar através de uma cabeçada do Ronaldinho aos 14 minutos, após ótimo cruzamento do Rodrigo Alvim. Com o passar do tempo, o Botafogo, tendo o Herrera aberto pela direita e o Everton pela esquerda, começou a sentir falta de um jogador capaz de arquitetar suas tramas e o Flamengo passou a dominar as ações ofensivas. Mais encorpado no campo de ataque, o Rubro Negro chegaria ao seu primeiro em grande assistência do Renato para o Thiago Neves, livre, leve e solto, empurrar para o fundo do barbante. Vale destacar aqui o essencial papel que o Renato vem destacando neste Flamengo 2011, sendo um jogador de enorme importância na composição do meio-campo além de aparecer constantemente na organização das jogadas ofensivas.

Para o 2º tempo, o Caio Junior tentou aumentar o volume ofensivo de seu time colocando o lateral Lucas como meia aberto pela direita, centralizando o Everton e deslocando o Herrera para a esquerda. Foi assim que, contando com a boa entrada do Lucas, o Bota viveu seu melhor momento na partida durante os primeiros minutos da etapa final, apesar de não levar perigo real ao goleiro Felipe. Já o Flamengo, mesmo sem modificar o onze que iniciou o confronto, voltou do intervalo adotando uma postura totalmente diferente da apresentada na 1ª etapa, se mostrando mais defensivo e apostando nos contra-ataques. Passado o breve momento no qual o Botafogo, explorando os avanços do Lucas, incomodou o sistema defensivo rival, os contra-ataques rubro negros começaram a aparecer. O melhor deles, aos 26 minutos, foi um lançamento do Ronaldinho para o Thiago Neves que quase encontrou o Diego Maurício na cara do gol.

Muito seguro em campo, permitindo ao Botafogo um único lance perigoso em arremate longo do Marcelo Mattos aos 30 minutos, o Flamengo marcaria o seu segundo gol perto do apito final, em jogada iniciada pelo Léo Moura e finalizada com categoria pelo Thiago Neves, que pelos dois gols marcados merece o prêmio de melhor jogador em campo.

Com a vitória o Flamengo está a apenas 180 minutos de conquistar o Cariocão 2011. Por outro lado, o Botafogo, que desde a saída do treinador Joel Santana não venceu sequer uma partida na Taça Rio, decidirá o seu destino na última rodada, no próximo domingo.

JOGADA RÁPIDA!

- Depois de dar um baita susto no seu torcedor, permitindo que o Americano abrisse o placar no duelo disputado no Moacyrzão, o Fluminense, comandado por uma bela atuação do argentino Conca – como é bom ver esse baixinho jogando o que sabe! – conseguiu uma bela virada, venceu por 5 x 1 e alcançou a liderança do Grupo B.

- Antes mesmo da última rodada da Taça Rio, o Cariocão já conheceu os seus dois rebaixados: Cabofriense e América. Para os mais antigos, que chamavam o América de “o segundo time de todo carioca”, a nova queda do “Diabo” causa tristeza. Já circula pelo clube a idéia de que a salvação do futuro seria Romário na presidência. A pergunta que fica é: Será que o “Baixinho” aguentaria o ritmo de uma vida de deputado federal e presidente do América?

Nenhum comentário:

Postar um comentário