sexta-feira, 29 de abril de 2011

COPA LIBERTADORES 2011 - OITAVAS DE FINAL

Fluminense 3 x 1 Libertad (PAR) – Engenhão

Em um jogo bastante complicado o Fluminense deu um grande passo para seguir na Libertadores ao vencer o paraguaio Libertad por 3 x 1.

Para esta primeira partida das oitavas de final do principal torneio Sul-Americano, o treinador do Fluminense, Enderson Moreira, repetiu o time que conseguiu a milagrosa classificação na Argentina e que perdeu para o Flamengo no último domingo. Sendo assim, o Flu iniciou o confronto organizado no 4-2-2-2, com: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Júlio César; Diguinho e Valencia; Conca e Marquinho; Fred e Rafael Moura. Pelo lado do Libertad, equipe que terminou a fase de grupos com uma campanha somente inferior a do Cruzeiro, o treinador Gregorio Pérez esquematizou sua equipe também no 4-2-2-2, com: Vargas; Bonet, Portocarrero, Canuto e Samudio; Cáceres e Ayala; Gamarra e Rojas; Nuñez e Pavlovich.

Com mais de uma hora de atraso devido a um apagão no Engenhão – o segundo em menos de uma semana – o Fluminense iniciou o jogo já fazendo a alegria de sua torcida. O relógio nem havia alcançado 5 minutos e Rafael Moura aproveitou córner cobrado pelo Marquinho e desviado pelo Edinho para, de cabeça, abrir o placar. O gol marcado cedo deu a impressão de que o Tricolor iria dominar o jogo e criar raízes no campo de ataque, porém não foi o que ocorreu. Durante toda a 1ª etapa, Fluminense e Libertad fizeram uma partida com pouquíssimas tramas ofensivas bem trabalhadas. Com muita boa vontade podemos destacar no Fluminense um certo entrosamento entre a dupla Fred / Rafael Moura e uma mediana participação ofensiva do Mariano. E mesmo sem ter as rédeas do jogo, o Flu perdeu grande chance de ampliar a vantagem poucos minutos antes do intervalo, com o Fred arrematando de primeira uma bela assistência de cabeça do Rafael Moura.

Para a 2ª etapa, de maneira até surpreendente, o Libertad voltou com mais atitude ofensiva e dominou o Fluminense por completo. Concentrando seus ataques pelo lado esquerdo, com o meia Rojas e o lateral Samudio, o Libertad permaneceu 15 minutos somente atacando, enquanto o Tricolor, com um péssimo toque de bola, não tinha idéia de como segurar o ímpeto paraguaio. Resultado: aos 15 minutos o Ricardo Berna saiu mal do gol e o Gamarra empatou o escore de cabeça. Apesar de uma perigosa cabeçada do Valencia, aos 18 minutos, após corner cobrado pelo Conca, o Fluminense ficou até o minuto 25 ainda fora do ar. Foi então que Marquinho e Conca, em minha opinião os dois principais responsáveis pela fraquíssima atuação do Flu no 2º tempo, já que não chamaram a responsabilidade de controlar a posse de bola, resolveram decidir a partida. Primeiro, aos 27 minutos, Marquinho fez jogada linda e acertou um chute ainda mais lindo de fora da área para recolocar o Fluminense na frente. Dois minutinhos depois, em bola parada, o Conca mostrou toda sua categoria e deu números finais ao jogo, já que até o apito final o único lance que poderia alterar o placar, uma falta cobrada pelo Gamarra, foi bem defendida pelo Berna.

Levando em conta que o Fluminense não teve uma grande atuação técnica, a vitória por 3 x 1 foi um resultado excelente. Se não repetir no Paraguai a primeira metade da 2ª etapa desta partida, o Fluzão tem tudo para avançar na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário