domingo, 24 de abril de 2011

CAMPEONATO CARIOCA 2011 - TAÇA RIO - SEMI FINAL

Vasco 1 x 0 Olaria – Engenhão

Em um duelo mais duro do que muitos pensavam, o Vasco bateu o Olaria por 1 x 0 e garantiu sua vaga na decisão da Taça Rio.

Para a primeira semi final da Taça Rio, o treinador vascaíno Ricardo Gomes organizou sua equipe no já costumeiro 4-3-1-2, com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramón; Fellipe Bastos, Rômulo e Felipe; Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Pelo outro lado, o treinador Cleimar Rocha esquematizou o Olaria de maneira semelhante ao seu rival, também no 4-3-1-2, com: Henrique; Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Amarildo; Danilo, David e Victor; Renan Silva; Felipe e Waldir.

Nos primeiros 20 minutos, ou seja, até a parada técnica, o Vasco teve maior controle da posse de bola, forçou os avanços pelo flanco direito e conseguiu impedir o Olaria de partir para o ataque. No entanto, mesmo com o Felipe aparecendo bem no início da organização das jogadas vascaínas, o goleiro alvianil Henrique teve pouco trabalho. Para se ter uma idéia da falta de profundidade dos ataques do Vasco, a melhor chance criada pela equipe surgiu de um chute torto do Ramón que o Diego Souza empurrou para o fundo das redes em posição irregular, aos 18 minutos. O lance foi bem anulado pela arbitragem. Após a parada técnica, o Vasco continuou encontrando problemas para superar o fechado sistema defensivo do Olaria e, aos 30 minutos, o Alvianil enfim começou a sair para o jogo. Primeiro, o perigoso atacante Felipe aproveitou espaço deixado pelo lateral-direito Allan, que diga-se de passagem realizou um péssimo 1º tempo, e obrigou o Fernando Prass a realizar boa defesa. Depois, aos 35 minutos, o mesmo Felipe acertou um tijolo de fora da área que explodiu no travessão, no melhor lance do seu time na 1ª etapa. Foi neste panorama de crescimento do Olaria no jogo que o Vasco conseguiu abrir o placar quando o Fellipe Bastos aproveitou bobeada do Tiago Eleutério e deu milimétrica assistência para Eder Luis driblar o goleiro e estufar as redes.

Com a vantagem no placar, o Vasco surpreendentemente voltou para a 2ª etapa a mil por hora, alternando ataques pela direita com o Eder Luis com avanços pela esquerda com o Ramón, além de uma marcação pressão de grande eficiência. Em um intervalo de 10 minutos, o Cruzmaltino criou nada menos do que três oportunidades de aumentar o escore, sendo a melhor delas uma arrancada do Eder Luis que quase terminou com o Tiago Eleutério marcando contra. Contudo, num piscar de olhos, o Vasco diminuiu seu volume e permitiu ao Olaria colocar as manguinhas de fora, com o Felipe e o Renan Silva arrematando perigosas bolas de fora da área que deram trabalho ao Fernando Prass. Pouco tempo após a parada técnica, Ricardo Gomes decidiu ouvir os gritos da torcida e colocou o meia Bernardo em campo e, 7 minutinhos depois, o xodó dos vascaínos desperdiçou uma cobrança de pênalti, sofrida por ele mesmo, e, consequentemente, a chance de deixar o final do jogo mais tranquilo para sua equipe.

Nos últimos 15 minutos do confronto, o Olaria partiu com tudo em busca do empate, porém, apesar de deixar o torcedor vascaíno roendo as unhas, não encontrou forças suficientes para alcançá-lo. O apito final decretou a presença do Vasco na final da Taça Rio, feito que não ocorria desde 2004. Agora, o Cruzmaltino passará o domingo de Páscoa assistindo a um Fla-Flu sem favorito e que decidirá quem será o seu próximo rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário