quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 14ª RODADA - FIGUEIRENSE X BOTAFOGO







RESULTADOS

Corinthians 2 x 1 América Mineiro
Grêmio 2 x 2 Atlético Mineiro
Figueirense 2 x 0 Botafogo
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Vasco 2 x 0 Santos
Coritiba 1 x 1 Palmeiras

Quinta-feira, 04 de agosto

São Paulo x Bahia
Fluminense x Internacional
Atlético Goianiense x Atlético Paranaense


ARTILHARIA

9 gols – Ronaldinho (Flamengo)
7 gols – Borges (Santos)
6 gols – Deivid (Flamengo) e Montillo (Cruzeiro)

Figueirense 2 x 0 Botafogo – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)

Com uma atuação de baixíssimo nível ofensivo, o Botafogo caiu diante do Figueirense, em Florianópolis, e se distanciou ainda mais do líder Corinthians.

Na busca pela retomada da boa campanha que realizava nas primeiras rodadas do Brasileirão, o Figueirense – que antes do duelo estava há 6 rodadas sem vitória – foi para o jogo organizado pelo Jorginho no 4-3-2-1 com: Wilson; Coutinho, João Paulo, Édson Silva e Juninho; Túlio, Ygor e Maicon; Elias e Fernandes; Júlio César. O Botafogo, que vinha de uma boa sequência de duas vitórias, adentrou o gramado esquematizado pelo Caio Júnior no 4-2-2-2 com: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês; Renato e Marcelo Mattos; Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.

De maneira até certo ponto surpreendente, já que iniciou o duelo com um quarteto ofensivo de qualidade, o Botafogo passou todo o 1º tempo sem criar sequer uma trama de ataque digna de nota. Para o amigo ter uma idéia da infertilidade do ataque alvinegro, o uruguaio Loco Abreu passou toda a etapa sem finalizar ao gol adversário. Já o Figueirense teve dois méritos visíveis nos primeiros 45 minutos, os quais foram responsáveis pelo resultado parcial de 2 x 0 alcançado. Os méritos? Um sistema defensivo sólido, que contou com a participação ativa de todos os jogadores, e um bom aproveitamento nas jogadas de bola parada, que resultaram nos gols de cabeça do zagueiro Édson Silva e de pênalti – que não deveria ter sido marcado – do atacante Júlio César. O ponto negativo no organizado Figueira foi a atuação do volante Túlio, ex-Botafogo, repleta de faltas violentas.

Para a 2ª etapa, diante de um Botafogo com a obrigação de sair para o ataque, o Figueirense decidiu apostar ainda mais na estratégia de recuar e sair em velocidade nos contra-ataques do que já havia feito nos primeiros 45 minutos. E a equipe catarinense teve sua missão de segurar a vitória facilitada pela permanência do pífio desempenho ofensivo do Botafogo. Nem mesmo após a expulsão do Édson Silva, aos 20 minutos, e as entradas de Alexandre Oliveira e Felipe Menezes, opções do Caio Júnior para tentar dar algum poder à equipe, o Alvinegro conseguiu ser produtivo e levar perigo ao goleiro Wilson. Assim, com um Botafogo em noite de nenhuma inspiração e um Figueirense preocupado apenas em manter a vitória construída, o jogo terminou com o placar da 1ª etapa.

No domingo, sem poder contar com Maicosuel, suspenso devido a uma infantil expulsão já nos acréscimos diante do Figueirense, o Botafogo precisará apresentar um futebol de maior qualidade ofensiva para superar o embalado Vasco.

TRÊS TOQUES!

- Como era de se esperar, Flamengo e Cruzeiro fizeram um jogo muito equilibrado na Arena do Jacaré. No fim, prevaleceu a estupenda fase do Flamengo, que venceu por 1 x 0 com um gol de Deivid em lindo contra-ataque iniciado por Léo Moura e com participação da dupla Thiago Neves / Ronaldinho. Os três pontos foram de extrema importância para o Mengão, que continua coladinho no líder Corinthians. Por outro lado, o Cruzeiro chegou a sua terceira derrota consecutiva e se afastou ainda mais do G4.

- E a cada dia que passa o Vasco confirma que não entrou de férias após a conquista da Copa do Brasil. Com gols do gigante Dedé e do Diego Souza, novamente decisivo, o Cruzmaltino impôs a terceira derrota seguida ao Santos de Neymar e Ganso. Mais do que nunca o treinador Muricy Ramalho terá que mostrar sua capacidade de organizar um sistema defensivo, pois se o Santos chegar ao Mundial Interclubes com esta retaguarda...

- Sabe aqueles empates que são ruins para ambos os times? Pois é, o 2 x 2 entre Grêmio e Atlético Mineiro não foi bom nem para tricolores nem para alvinegros. Pior para o Grêmio, que jogou em casa e ainda sofreu o gol de empate aos 44 minutos do 2º tempo. Com o resultado, ambos continuam mais próximos da zona de rebaixamento do que imaginavam antes do início do Brasileirão.

Um comentário:

  1. Oi ;)
    Muito bom o blog. Os textos estão bem escritos.
    Eu tenho um blog tb mais a pouco tempo.
    Se puder divulgar o meu aqui. Vou divulgar o seu lá.

    Jady Rastoldo
    http://ultimoapito.blogspot.com/

    ResponderExcluir