terça-feira, 15 de maio de 2012

PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2102


Olá, amigos!
Fim do Cariocão, é hora de montar o melhor time do torneio. Conto com a opinião de todos sobre o onze escolhido. Apoiem, discordem, opinem.

GOLEIRO – DIEGO CAVALIERI (FLUMINENSE)
O torcedor das três cores que traduzem tradição não precisa mais se desesperar nem prender a respiração diante de uma finalização do adversário, o que constantemente ocorria há não muito tempo. Hoje a meta do Fluminense é muito bem defendida por Diego Cavalieri, um excelente arqueiro com o jogo rolando e melhor ainda na hora de defender penalidades, vide as duas que pegou diante do Botafogo na semi final da Taça Guanabara.

LATERAL-DIREITO – FAGNER (VASCO)
Não é exagero dizer que Fagner foi o melhor jogador da fase de grupos da Taça Guanabara, quando o seu Vasco conquistou sete vitórias em sete partidas. Depois, o ofensivo lateral caiu de rendimento, principalmente no quesito marcação, mas, mesmo assim, continuou em melhor nível que seus rivais da posição.

ZAGUEIRO-CENTRAL – DEDÉ (VASCO)
Basta assistir a semi final da Taça Guanabara que o Vasco venceu o Flamengo para entender o motivo de Dedé estar na Seleção do Cariocão. Que partida fez o zagueiro naquele 23 de fevereiro! Alguns podem questionar a presença do “Mito”, como o chama a torcida cruz-maltina, pelos jogos em que ele ficou fora devido a uma contusão. No entanto, Dedé vem jogando tanta bola, que nem precisa participar de todo o torneio para mostrar sua superioridade em relação aos outros zagueiros.

QUARTO-ZAGUEIRO – FÁBIO FERREIRA (BOTAFOGO)
O homem do cabelo estranho fez um bom Campeonato Carioca. Seu parceiro no Fogo Antônio Carlos foi até um pouco melhor, mas o lado direito da zaga é do Dedé e ninguém toma. Diante do verdadeiro caos que são as defesas da dupla Fla-Flu, Fábio Ferreira merece ter seu sério e regular trabalho reconhecido com a vaga na Seleção do Cariocão.

LATERAL-ESQUERDO – MÁRCIO AZEVEDO (BOTAFOGO)
Se pararmos para lembrar que a última Seleção Mundial eleita pela FIFA não tem lateral-esquerdo, veremos a dificuldade que é escolher o dono desta posição em qualquer canto do mundo. E no Rio de Janeiro não pode ser diferente. Pela disposição, evolução em relação ao ano passado e alguns bons jogos, como contra o Flamengo na Taça Guanabara, Márcio Azevedo fica com a camisa 6.

VOLANTE – RENATO (BOTAFOGO)
Um dos exemplos mais consistentes de que a posição de volante não é incompatível com qualidade nos passes, visão de jogo e capacidade de organização. Impressionante como Renato voltou ao futebol brasileiro, depois de quase uma década na Europa, com o mesmo futebol categórico da época do Santos. Sua contratação foi um acerto de mão cheia do Botafogo.

VOLANTE – DECO (FLUMINENSE) – VENCEDOR DO PRÊMIO FUTEBOLA MELHOR JOGADOR DO CARIOCÃO 2012
Querem uma missão impossível? Pois lá vai. Responda qual foi a melhor partida do Deco neste Carioca: a final da Taça Guanabara contra o Vasco ou o primeiro jogo decisivo do carioca diante do Botafogo. Nos dois momentos que o Tricolor mais precisou, o luso-brasileiro foi mágico. Jogou uma barbaridade. Comandou o time como se suas pernas fossem batutas. Não à toa estas também foram as duas melhores apresentações do Flu no torneio. Prova da importância de Deco, o craque do Carioca 2012, para a equipe.

MEIA – FELLYPE GABRIEL (BOTAFOGO)
O ápice de Fellype Gabriel no Cariocão ocorreu nos dois clássicos contra o Vasco. No primeiro, pela fase de grupos da Taça Rio, o meia anotou, simplesmente, os três gols da vitória botafoguense. O segundo, e mais importante, ocorreu na final da mesma Taça Rio, quando Fellype jogou uma bola redondinha de volante e foi um dos pilares do triunfo alvinegro. Contudo, seria uma injustiça dizer que Fellype Gabriel só fez isso na competição, pois o seu bom futebol também apareceu em outros duelos.

MEIA – ALMIR (BANGU)
Depois que o Bangu passou toda a Taça Guanabara sem conquistar sequer um pontinho, não foram poucos os que decretaram a queda do Alvirrubro para Segundona Estadual. Porém, a contratação de um lote de jogadores e do treinador Cleimar Rocha, fez o Clube de Moça Bonita renascer e se classificar para a fase final da Taça Rio. E neste trabalho bem feito, o meia Almir se destacou e jogou um futebol que relembrou os seus melhores tempos de Botafogo. Merece uma vaga na Seleção do Cariocão pelo que fez e como representante do ressurgimento do Bangu no torneio.

ATACANTE – VAGNER LOVE (FLAMENGO)
O Flamengo proporcionou pouquíssimos momentos felizes para seu torcedor no Carioca 2012, onde foi eliminado nas semi finais das Taças Guanabara e Rio pelo Vasco. E os raros sorrisos no rosto dos rubro-negros foram colocados pelo atacante Vagner Love, que com seu futebol aguerrido e letal foi o principal responsável pelo Flamengo ser o clube que mais pontuou no somatório das fases de grupos. Se o Fla não chegou mais longe no torneio, Love é o menor dos culpados.

ATACANTE – LOCO ABREU (BOTAFOGO)
A arrancada de Loco Abreu na reta final da Taça Rio, que o deixou a um gol do topo da artilharia, não só foi responsável pelo Botafogo conquistar o 2º turno como também por colocar o uruguaio na Seleção do Cariocão. Os três gols na semi final que acabaram com o ímpeto do Bangu e os dois na final da Taça Rio, contra o Vasco, na melhor atuação do Bota na competição, só não ficarão guardados em um lugar especial na cabeça dos alvinegros porque o título estadual terminou com o Fluminense.

TÉCNICO – ABEL BRAGA (FLUMINENSE)
Os bons trabalhos de Cristóvão Borges na Taça Guanabara, Cleimar Rocha na Taça Rio e Oswaldo de Oliveira até ser superado na final do torneio merecem aplausos. Porém, o prêmio de melhor treinador é do Abel Braga, que, se pecou na organização de um sistema defensivo mais sólido e nas opções de escalação na Taça Rio, fez seu time jogar magnificamente quando foi necessário. A hoje assustadora e poderosa frente de ataque tricolor tem muito do trabalho do Abelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário