segunda-feira, 24 de setembro de 2012

OLHO TÁTICO - LIVERPOOL - PREMIER LEAGUE 2012/2013 - 5ª RODADA














Liverpool joga mais de um tempo com um homem a menos, cria mais oportunidades de gols que o Manchester United, mas perde para o grande rival nacional e continua sem vitórias na Premier League 2012/2013.

Para tentar seu primeiro triunfo no Inglês, o treinador Brendan Rodgers escalou o Liverpool no cada dia mais usado 4-2-3-1, com o destaque para o posicionamento do preciso Steven Gerrard como volante, atrás do tripé de meias. Sempre perto da linha central, Gerrard deu qualidade aos passes de sua equipe e ainda descolou alguns lindos e milimétricos lançamentos.

Diante de um adversário com uma postura recuada e no aguardo de espaços para buscar o ataque, o time da "Terra dos Beatles" se manteve praticamente toda a 1ª etapa no campo ofensivo e, mesmo após a expulsão do perdido Shelvey, aos 38 minutos, continuou mais próximo de sacudir o filó. O garoto Sterling, de 17 anos, aberto pelo flanco direito, e o centroavante uruguaio Luis Suárez foram os nomes de maior periculosidade antes do intervalo.

Para encarar um 2º tempo com apenas 10 homens, Rodgers trocou Borini pelo espanhol Suso e organizou duas linhas de quatro, uma na defesa e outra no meio – esta formada, da direita para a esquerda, por Sterling, Gerrard, Allen e Suso. Em menos de cinco minutos, o placar que era de zero a zero já apontava um a um: belos gols de Gerrard e do lateral brasileiro Rafael. Ignorando a desvantagem numérica, os anfitriões viveram um ótimo período até o minuto 25, quando Suso e Suárez infernizaram a defesa rival e deram um baita trabalho ao goleiro Lindegaard.

Vale destacar que, tanto como meia aberto pela esquerda, como mais próximo ao Luis Suárez, posicionamento que adotou após Sterling dar lugar a Henderson, aos 21, o menino Suso mostrou um futebol incisivo que merece atenção. Contudo, aos 30 minutos, Valencia foi tocado por Johnson na área e van Persie converteu o pênalti que deu a vitória aos “Red Devils” e aumentou a sequência sem triunfos do Liverpool para cinco jogos.

Na zona de rebaixamento e com apenas dois pontos conquistados em cinco rodadas, resta ao Liverpool a esperança de que, após criar quase dez boas oportunidades de balançar as redes contra um fechado Manchester United, com o agravante de ter apenas 10 homens durante mais de uma etapa, a situação tende a melhorar. Principalmente se os garotos Sterling e Suso mantiverem a personalidade e o ímpeto que apresentaram no clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário