terça-feira, 6 de novembro de 2012

A IMPRENSA E O CASO DA IRMÃ DO HULK


Um rápido exercício de realizar uma buscar no Google com as palavras “Hulk” e “salário” mostra o quanto a imprensa valorizou e divulgou a transferência do atacante brasileiro para o Zenit, da Rússia. A busca tem um retorno de nada menos do que 617 mil links, a maior parte deles a enfatizar a quantia que o jogador recebe do clube russo e o problema que esta o proporcionou com os seus novos companheiros de time.

Numa sociedade onde poucos têm muito, muitos têm pouco, e alguns destes muitos não se importam em agir inescrupulosamente para ter mais, a divulgação constante da saúde econômica de celebridades é uma ação que pode trazer sérias consequências. A partir do momento que o adjetivo “milionário” se tornou um companheiro inseparável do Hulk e que os jornais, rádios, sites, revistas, programas televisivos e as cada dia mais diferentes fontes de informação começaram a jorrar notícias sobre o seu elevado salário, os já citados inescrupulosos passam a enxergar ali uma possibilidade de ascensão financeira. Uma ascensão até certo ponto fácil, diante das falhas de segurança encontradas em todos os cantos do país.

O sequestro da irmã do Hulk, uma repetição de algo já ocorrido, por exemplo, com Romário, Luís Fabiano e Robinho, nada mais é do que uma ação de bandidos que, se não possuem condições de roubar bancos, shoppings ou supermercados, possuem para colocar uma pessoa em cativeiro. E, a partir daí, tentar extorquir o dinheiro que eles sabem que esta pessoa tem. Como que sabem? A imprensa martelou na cabeça deles durante semanas, com a repetição exaustiva da palavra “milionário” e gráficos do tipo: com o novo salário do craque é possível comprar inúmeras casas, incontáveis carros, vários aviões, diversos iates...

É claro que com o impacto financeiro que o esporte, em geral, e o futebol, em particular, possui no planeta, seria uma incoerência ignorar assuntos econômicos. No entanto, uma coisa é uma boa matéria sobre o quanto uma estratégia de marketing valorizou um clube ou discussões sobre a prática do teto salarial, outra é tudo quanto é veículo de comunicação cuspir, repetidamente, o valor do salário de um jogador. Sem o mínimo objetivo de produzir algo útil.

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