quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AMISTOSOS INTERNACIONAIS 2012 - BRASIL X COLÔMBIA


Brasil 1 x 1 Colômbia – Metlife, Nova Jersey (EUA)

Em amistoso que nada teve de amistoso – o que é uma raridade em se tratando de jogos da nossa Seleção – Brasil e Colômbia se doam ao máximo, fazem ótimo duelo e terminam iguais.

Para repetir em seu milésimo jogo – segundo a CBF – a boa vitória conseguida diante do Japão, há pouco mais de um mês, o Brasil foi montado por Mano Menezes no 4-2-3-1 com: Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán; Paulinho e Ramires; Oscar, Kaká e Thiago Neves; Neymar. Com nove nomes dentre os que estiveram em campo no triunfo sobre o Paraguai por 2 a 0, seu último nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a Colômbia foi esquematizada pelo Jose Pekerman no 3-4-1-2 com: Ospina; Valencia, Mosquera e Yepes; Cuadrado, Macnelly Torres, Sánchez e Armero; Rodríguez; Martínez e Falcão Garcia.

Que amistoso bom de se ver! Repleto de detalhes interessantes. O tricolor carioca Valencia na função de zagueiro pela direita para dar toda a liberdade do mundo ao ala Cuadrado, que de quadrado não tem nada. Neymar de centroavante mas sem dar brecha para ser chamado de homem de área, pois sempre que possível caía pela esquerda para entrar em diagonal. David Luiz a mostrar uma segurança de veterano quando teve o badalado Falcão Garcia a sua frente. Kaká participativo, confiante, buscando tabelas, infiltrações e arremates, assim como também esteve ligado durante os 90 minutos o camisa 10 colombiano, Rodríguez. Paulinho, como sempre, com aparições preciosas no campo de ataque, como a que rendeu um cinematográfico passe de letra para Daniel Alves sofrer um pênalti.

Do primeiro ao último trilar do apito, e até mesmo após este, o duelo não teve cara, sequer um fio de bigode, de amistoso. Bolinha para cá e para lá, trocentas substituições, pé-de-pluma... nada disso foi visto. Pelo contrário, ambos, Brasil e Colômbia, jogaram para vencer. Na 1ª etapa, muito aberta, os “cafeteros” estiveram sempre a rondar a área brasileira, mas foram os pés de Neymar e Kaká que produziram as oportunidades mais claras de bola na rede. Bom, isto até o encapetado Cuadrado, aos 43, receber lindo passe de Rodríguez e bater cruzado para fazer um a zero.

O Brasil voltou mais senhor do jogo após o intervalo, e Neymar muito mais vivo, chutando daqui, arrematando dali e marcando um golão, aos 18, após deixar Mosquera fora de órbita. A Colômbia reagiu bem ao empate e construiu duas excelentes chances de voltar a liderar o escore, ambas com participação do Rodríguez, mas a bola do jogo foi do Brasil. E Neymar a desperdiçou ao cobrar um pênalti na bandeira dos Estados Unidos. Não a que estava pendurada na arquibancada, mas sim aquela fincada na lua.

Assim, o apito final decretou o empate e, mais uma vez, o Brasil não conseguiu superar o tabu da era Mano Menzes de vencer uma Seleção top 10 do ranking da FIFA. Pena que, por incompetência de muitos cartolas, jogos como este não sejam constantes no currículo da Seleção do Mano.

Um comentário:

  1. Não gostei! Não pelo resultado em si ou pelo penalti perdido. Mas creio que Seleção não seja lugar de improvisações, como foi feito na lateral esquerda. Tampouco jogar sem um camisa 9 me parece bom.

    Mano tem o grave defeito de querer agradar a todos, seja imprensa, opinião pública, CBF ou torcida, de maneira que joga conforme os fatos.

    A meu ver, deveria manter uma linha e seguí-la, custe o que lhe custar. Como exemplo, deio a pergunta: se é pra jogar sem centroavante, semana que vem contra a Argentina, vai escalar Lucas ao lado de Neymar e deixar Fred e Damião no banco?

    Duvido!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir