segunda-feira, 12 de novembro de 2012

OLHO TÁTICO - LIGUE 1 2012/2013 - 12ª RODADA - LYON













Em uma rodada marcada por empates no topo da tabela – os líderes PSG e Olympique de Marseille ficaram no igual com Montpellier e Nice, respectivamente – Lyon tem fraca atuação, não passa do 1 a 1 com o Sochaux e perde a chance de assumir a ponta da Ligue 1. Após 12 rodadas, o Francês é puro equilíbrio, com apenas nove pontos a separar o primeiro colocado (PSG) do nono (Stade Rennais).

Repleto de ausências – Michel Bastos ainda se encontra contundido, e a dupla Gourcuff e Gomis foi poupada e iniciou o confronto no banco de reservas – o Lyon teve uma apresentação abaixo da média diante do Sochaux, um rival que terminaria a rodada na zona da degola. Com uma retaguarda que não tinha buracos, mas sim crateras, e um ataque cujo jogador de maior destaque foi o volante Fofana, o ex-time do Juninho Pernambucano se postou durante os 90 minutos no cada dia mais comum 4-2-3-1 (vejam a planilha acima).

Seria possível adjetivar o esquema montado pelo treinador Rémi Garde de inflexível, não fosse o vigoroso volante Fofana, de apenas 21 anos. Enquanto todos os jogadores do Lyon guardavam suas posições em campo, Fofana não o fazia. Felizmente para sua equipe, pois o jovem francês não só buscava iniciar as jogadas ofensivas como aparecia nas proximidades da área rival para participar dos momentos derradeiros da trama. Sem dúvidas foi o melhor – para não dizer o único – ponto positivo da partida dos “Les Gones”.

Já o sistema defensivo foi filme de terror daquele de assustar até coveiro. Se Gonalons foi o autor do gol que abriu o placar, aos 24 minutos do 1º tempo, e Fofana, como dito, o único brilho no ataque do opaco Lyon, no assunto proteção os dois não cumpriram bem o papel. Deste modo, a linha de quatro defensores se tornou ainda mais frágil e permitiu ao Sochaux uma enorme liberdade. Liberdade esta que os meias Boudebouz e Camara e o centroavante Privat aproveitaram para fazer o diabo. “Mas o Sochaux só fez um gol”, o amigo pode dizer. É verdade, a única bola que os anfitriões colocaram no filó ocorreu aos 26 da 2ª etapa, com o Privat, contudo, antes de igualar o escore, quase uma dezena de boas oportunidades já haviam sido criadas.

Se os espaços que teve o Sochaux forem oferecidos pelo Lyon nos embates contra os rivais diretos no topo da tabela, PSG e Olympique de Marseille, o estrago poderá ser grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário