sábado, 17 de novembro de 2012

OLHO TÁTICO - ITALIA SERIE A 2012/2013 - 13ª RODADA - JUVENTUS















Juventus domina Lazio do primeiro ao último minuto mas esbarra na atuação milagrosa do arqueiro Marchetti, em jornada digna daqueles goleiros macetados do video game que não podem sofrer gols de maneira alguma. O confronto abriu a 13ª rodada da Serie A Italiana, que terminará com a Juve na liderança (32 pontos) independentemente dos outros resultados.

Seria impossível realizar qualquer análise tática da Juventus, assim como da Seleção “Azzurra”, sem destacar o papel daquele que os italianos chamam de “regista”. Para o duelo contra a Lazio, a “Vecchia Signora” não poderia contar com o suspenso Pirlo, símbolo máximo do que é ser um regista desde a virada do século, e escalou o jovem Pogba na sua posição. E não é que o francês, de apenas 19 anos, deu conta do recado? Posicionado à frente da linha de defensores, mas a zilhões de quilômetros de poder/merecer ser chamado de cão-de-guarda, como muitos dos nossos, Pogba cumpriu bem a função de qualificar a saída de bola e de tentar passes verticais e clarividentes, mesmo sem se encontrar próximo dos avantes.

Esta foi uma das estratégias utilizadas pela Juventus, armada num tradicional 3-5-2 (vejam ilustração acima), para furar o sistema defensivo da Lazio, que, com o passar dos minutos, se encontrou cada vez mais povoado e pressionado. E é aí que se encontra outro ponto tático a se destacar no Alvinegro de Turim: o posicionamento avançado de seus jogadores, principal responsável pelo caráter ataque x defesa do embate. Durante praticamente toda a partida, Pogba, Marchisio, Vidal, Isla e Asamoah se mantiveram no campo ofensivo, a sufocar qualquer tentativa de escapada dos azuis romanos. Foi assim que através de infiltrações de Giovinco e Quagliarella, chutes longos de Marchisio e Vidal, avanços do Asamoah, bolas alçadas na área pela direita ou esquerda, paradas ou em movimento, a Juventus fez de Marchetti o melhor homem em campo.

E vale ressaltar também que, com o jogo em andamento, o técnico Angelo Alessio – substituto do ainda punido Antonio Conte – buscou alternativas para chegar às redes. Vidal e Pogba inverteram de posições na 2ª etapa, o centroavante Matri substituiu Quagliarella, Pepe entrou no lugar de Isla para dar mais poder aos ataques pela direita e, já no fim, Pogba deu vaga ao atacante Bendtner. Apesar das tentativas ofensivas de técnico e jogadores, porém, a partida já tinha um dono definido: Federico Marchetti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário