domingo, 18 de novembro de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 – 36ª RODADA – SPORT X BOTAFOGO








RESULTADOS
Santos 2 x 0 Figueirense
Coritiba 1 x 2 Vasco
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
Atlético Mineiro 2 x 2 Atlético Goianiense
Bahia 1 x 0 Ponte Preta
São Paulo 2 x 1 Náutico
Internacional 0 x 2 Corinthians
Portuguesa 2 x 2Grêmio
Sport 2 x 0 Botafogo

ARTILHARIA
19 Gols – Fred (Fluminense)
17 Gols – Luís Fabiano (São Paulo)
14 Gols – Bruno Mineiro (Portuguesa) e Hernán Barcos (Palmeiras)

Sport 2 x 0 Botafogo – Ilha do Retiro, Recife (PE)

Botafogo não segura a força do “Leão”, perde por 2 a 0 e dá adeus à Libertadores 2013. Resultado mantém o Sport vivo na luta contra a degola.

Pressionado pela vitória do Bahia minutos antes de entrar em campo, o Sport, montado pelo Sergio Guedes no 4-2-3-1, foi em busca dos três pontos com: Saulo; Cicinho, Alison, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi e Moacir; Felipe Azevedo, Hugo e Gilsinho; Gilberto. Ao Botafogo, que tinha no retorno de Seedorf o destaque na escalação, era vencer ou vencer para manter as chances de classificação para a Libertadores, e Oswaldo de Oliveira montou a equipe no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Renato e Gabriel; Andrezinho, Seedorf e Lodeiro; Bruno Mendes.

Minutos após o apito final na lotada Ilha do Retiro, Seedorf demonstrava, aos microfones, não saber sobre a vitória do São Paulo que obrigava o Botafogo a ganhar. Talvez esta seja a explicação para o Alvinegro não ter apresentado em campo um pingo da raça e disposição do adversário, atitude que acabou por ser determinante para o placar final de dois a zero para o Sport. Um Sport que fez juz ao apelido de Leão e mostrou garras e dentes afiados para conquistar uma vitória maiúscula.

No 1º tempo, os pernambucanos dominaram completamente as ações ofensivas e criaram tramas de qualidade iniciadas com Moacir, Reinaldo, Felipe Azevedo e, principalmente, Cicinho, em atuação digna dos seus melhores momentos. Pela direta, esquerda e meio, pelo alto e por baixo, com a cabeça e os pés... de tudo quanto é maneira o Sport assustou o goleiro Jefferson, enquanto o Botafogo foi incapaz de dar uma bola redonda para o seu centroavante, Bruno Mendes, arrematar.

Apesar de uma boa escapulida do Seedorf quase resultar em gol do Lucas com apenas uns segundinhos da etapa final, os primeiros minutos pós-intervalo continuaram com o Sport em cima e mais perigoso. Reinaldo e Cicinho, os laterais rubro-negros, infernizavam a espaçosa retaguarda botafoguense. O gol rubro-negro, entretanto, não vinha. Aos 10 minutos, sabedor da vitória parcial da Portuguesa por 2 a 0, Sergio Guedes fez a alteração que mudaria o rumo da partida. O atacante Henrique entrou em campo e, em sua primeira jogada, arrancou em velocidade e deixou Gilberto livre para abrir o placar.

Depois de quase ampliar a vantagem com Felipe Azevedo, o Sport adotou a cautela e recuou para explorar os contra-ataques. Naturalmente o Botafogo cresceu, começou a alçar bolas na área de ambos os flancos e teve sua melhor chance com o Bruno Mendes. Porém, estes 20 minutos de ataque não só não foram suficientes para o Bota superar a força de vontade pernambucana como, aos 44, Felipe Menezes, ex-General Severiano, fez linda jogada pela esquerda e o dono da noite, Henrique, selou o triunfo.

Com duas rodadas por jogar, o Sport continua na sua briga. O Botafogo, não mais. Muito pelo empenho dos seus respectivos jogadores no decisivo embate da Ilha do Retiro.

CURTINHAS DO BRASILEIRÃO!

- A 36ª rodada do Brasileirão foi ao som de “Amor Bandido”, da dupla Bruno e Marrone.Vagner Love, herói alviverde na campanha do retorno à Primeira em 2003, foi o autor do golpe de misericórdia que degolou o Palmeiras. Zé Roberto, craque revelado pela Lusa na histórica campanha do vice-campeonato de 1996, empatou para o Grêmio o jogo que a Portuguesa vencia até o finzinho, resultado que pode rebaixar o Rubro-Verde.

- Um dos maiores chavões do futebol brasileiro é aquele que diz que faz bem para um gigante a queda para a Segundona, pois assim o clube encontra terreno para se reestruturar. Os que acham esta máxima uma balela das grandes acabam de ganhar um exemplo sem igual com a nova queda palmeirense. E a decisão de priorizar a Copa do Brasil, que rendeu ao Alviverde apenas cinco pontos em oito rodadas, cobra o seu preço.

- Pela tenebrosa situação finaceira que os jornais estampam, o Vasco vai precisar, e demais, dos pratas da casa. Marlone, Jhon Cley, Romário... E os duelos contra Flamengo e Fluminense são boas oportunidades para colocar estes garotos em campo, assim como foi a vitória de virada sobre o Coritiba – que gol magnífico do Lincoln! –, uma vitória que não vinha há mais de 40 dias. Ou sete partidas.

- Pior campanha como visitante no campeonato, o Náutico até tentou azedar a festa armada pela torcida são-paulina para a estreia de Paulo Henrique Ganso. Contudo, o cada dia mais letal trio ofensivo formado por Osvaldo, Lucas e Luís Fabiano se encarregou de virar o placar e carimbar o passaporte tricolor para a Libertadores 2013.

- Engenhão lotado, taça nas mãos, baliza escalada, volta olímpica... E viva o Fluzão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário