domingo, 20 de janeiro de 2013

CAMPEONATO CARIOCA 2013 - TAÇA GUANABARA - 1ª RODADA - BOTAFOGO X DUQUE DE CAXIAS














RESULTADOS
Olaria 0 x 0 Audax
Friburguense 2 x 1 Bangu
Flamengo 2 x 0 Quissamã
Resende 1 x 1 Madureira
Boavista 0 x 3 Vasco
Nova Iguaçu 0 x 2 Fluminense
Macaé 1 x 3 Volta Redonda
Botafogo 3 x 0 Duque de Caxias

ARTILHARIA
2 Gols
Hernane (Flamengo)
Léo Andrade (Volta Redonda)
Wagner (Fluminense)

Botafogo 3 x 0 Duque de Caxias – Engenhão, Rio de Janeiro

Letal nas bolas paradas, Fogão marca três gols em um intervalo de 10 minutos, bate o Duque de Caxias e chega a sua centésima vitória no Engenhão.

Ainda sem poder contar com 100% de sua força – as ausências foram Seedorf, Lucas, André Bahia e os garotos que estavam com a Seleção sub-20 –, o Botafogo foi a campo organizado pelo Oswaldo de Oliveira no já costumeiro 4-2-3-1 com: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Renato e Marcelo Mattos; Fellype Gabriel, Andrezinho e Lodeiro; Henrique. Depois de ficar a um pequeno passo de conseguir a vaga na Segundona do Brasileirão deste ano, o Duque de Caxias começou o Carioca escalado no 4-3-2-1 com: Fernando; Jefinho, Paulão, Sérgio Rafael e Pedro Júnior; Renan, André Gomes e Marcus Vinícus; Carlos Alberto e Thiago Souza; Charles Chad.

Os primeiros 20 minutos no Engenhão não anunciaram o quão fácil seria a vitória botafoguense. Não que o Duque de Caxias tenha pressionado neste período e dado enorme trabalho ao goleiro Jefferson, mas o Botafogo, lento e sem criatividade, encontrava dificuldades para tomar as rédeas da partida e errava tolamente na saída de bola – após uma paçocada do Bolívar, Charles Chad quase inaugurou o placar. Foi então que surgiu a bola parada para mudar o cenário do duelo. Entre os minutos 24 e 34, cobranças alvinegras resultaram em gols de Andrezinho, Bolívar e Antônio Carlos, este último após uma jogada ensaiada entre Lodeiro, Fellype Gabriel e Andrezinho digna de aplausos e do tapete que está o gramado do Engenhão.

Com três a zero no escore e um Duque de Caxias sem poder e qualidade para uma histórica reação, o Botafogo fez da etapa final um spa. Poderia ter transformado o placar contundente numa goleada impiedosa, como mostraram duas belíssimas jogadas individuais do garoto Gilberto, o lateral-direito. Contudo, seria incoerente exigir que o Fogo pisasse fundo no acelerador com a vitória já garantida. Ainda mais por ser o primeiro jogo da temporada. De pontos negativos no passeio alvinegro, a contusão do Renato, que foi substituído ainda no 1º tempo, e a falta de encaixe do atacante isolado Henrique, que não conseguiu trocar figurinhas com o talentoso trio formado por Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho.

Ficou claro como a luz do sol que o Botafogo, diferente, por exemplo, de Flamengo e Vasco, não começa o ano do zero. A base montada em 2012 é o maior reforço alvinegro para esta temporada que acaba de se iniciar.

CURTINHAS PELO CARIOCÃO!

- O primeiro passo para uma vitória fácil diante de um dos chamados “pequenos” é balançar a rede cedo. Foi o que o Flamengo conseguiu diante do estreante no Carioca Quissamã, num triunfo que tem como maior benefício a elevação de moral do centroavante Hernane, autor dos dois gols do jogo e que durante um bom tempo terá a missão de honrar a camisa 9 rubro-negra.   

- Para os torcedores do Vasco que estavam pessimistas, a boa atuação de Carlos Alberto, Pedro Ken, Bernardo e companhia contra Boavista traz alívio e a certeza de que o pesadelo de um início de Cariocão como o de 2011, quando fez apenas um mísero pontinho em cinco rodadas, não se repetirá.

- O Fluminense precisou de mais de uma hora de um péssimo futebol diante do Nova Iguaçu para Abel Braga desfazer o confuso esquema improvisado que havia adotado e colocar um lateral-esquerdo (Ronan) e um pensador (Wagner) no time. Resultado: duas ótimas jogadas pelos flancos – uma de Wellington Silva e outra do próprio Ronan – e gols de cabeça do Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário