segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

LUZ, CÂMERA, GOL! - THE GAME OF THEIR LIVES / DUELO DE CAMPEÕES (2005)


No futebol o improvável é uma constante e os números insistem em tropeçar na própria certeza. E aquele que talvez seja o maior símbolo do inesperado nos gramados teve o Brasil como palco, mas não como protagonista. A vitória dos semi-profissionais norte-americanos sobre os ingleses, “Pais do Futebol”, na Copa do Mundo de 1950, entrou para a história não só do torneio, mas do esporte como um todo (Antes da Copa, as apostas para o campeão mundial pagavam 3-1 para a Inglaterra e inacreditáveis 500-1 para o Estados Unidos). E é justamente este gigante triunfo da Seleção Americana que o filme “The Game of Their Lives” levou para as telas na forma de ficção.

Existem equívocos cronológicos como colocar o duelo Inglaterra versus EUA como se fosse a estreia de ambos no Mundial, quando na verdade eles se enfrentaram pela 2ª rodada, e ignorar as partidas norte-americanas pelas Eliminatórias, contra México e Cuba, para dizer que os jogadores se conheceram poucos dias antes do embarque para o Brasil. Contudo, eles podem ficar a cargo da licença poética que toda boa história tem direito. E “The Game of Their Lives” é sim uma boa história.

O maior mérito do filme, além do registro de um feito esportivo sem igual, é tornar “mais vivo” nomes inesquecíveis do futebol estadunidense, como o goleiro Frank Borghi (Gerard Butler), o capitão Walter Bahr (Wes Bentley), o haitiano Joe Gaetjens (Jimmy Jean-Louis) e os atacantes Gino Pariani (Louis Mandylor) e Frank Wallace (Jay Rodan). Do filme para a pesquisa sobre os feitos destes jogadores históricos e como era o futebol nos Estados Unidos nos anos 50 é um pulo que todo amante do futebol vai adorar dar.

“The Game of Their Lives” é daqueles filmes para se ter o DVD na estante, pois sempre que o impossível se colocar à frente, seja no futebol ou não, e uma história de triunfo contra todas as probabilidades for necessária, ele será de grande valor.


The Game of Their Lives (2005)
Nome no Brasil: Duelo de Campeões
Direção: David Anspaugh
Roteiro: Geoffrey Douglas (livro), Angelo Pizzo
Elenco: Gerard Butler, Wes Bentley, Jay Rodan, Louis Mandylor, Terry Kinney, Jimmy Jean-Louis, John Rhys-Davies e Patrick Stewart


2 comentários:

  1. Olá, Diano, tudo bem? Administro o site www.Resultados.com e gostaria de propor uma parceria de links. Por favor, faça-nos uma visita e entre em contato! Um abraço,

    ResponderExcluir