quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OLHO TÁTICO - COPA DEL REY - SEMI FINAL - REAL MADRID
















O Real Madrid recebeu o Barcelona para a primeira partida da semi final da Copa Del Rey e saiu de campo com um empate após gol de cabeça do zagueiro Varane, o melhor homem em campo junto com o dinâmico barcelonista Fábregas, responsável por abrir o placar.

É máxima já batida a que diz que nenhum time tem estrutura física para marcar por pressão durante todo o jogo. No entanto, o Real Madrid poderia ter apostado mais na postura avançada de seu meio-campo e no combate à saída de bola blaugrana. Foi assim que durante os primeiros dez ou quinze minutos de jogo os brancos fizeram Puyol rifar a bola, Xavi se atrapalhar e dominaram a partida. Mas, aos poucos, o que era uma marcação constante se tornou esporádica, e o Real não só perdeu sua melhor alternativa ofensiva – a de roubar a bola mais próximo ao gol adversário – como permitiu ao Barcelona o seu inigualável trocar de passes.

Outro pecado tático dos comandados de José Mourinho foi ignorar por total e completo o seu flanco esquerdo. Tudo bem que a ausência de Marcelo faz o Real perder muito de sua potência por ali, mas um setor que tem Cristiano Ronaldo e que poderia ter a ajuda de Özil deveria ser bem mais produtivo. É inaceitável que durante os 90 minutos de jogo a equipe não tenha criado sequer uma boa trama ofensiva por este setor. Assim, não foi nenhuma surpresa o gol de empate – Fábregas abrira o placar aos 4 minutos da 2ª etapa – ter surgido pelo lado direito. Mais ainda porque após a substituição de Callejón por Modric´, Özil caiu pelo setor e cresceu de produtividade, sendo ele o autor da assistência para o tento de cabeça do zagueiro francês Varane, aos 36.

Para um treinador que se considera especial, Mourinho não pode permitir que seu time deixe escapar uma oportunidade de dominar o Barcelona, como poderia fazer caso apertasse mais a marcação pressão, nem que ataque de maneira capenga, só por um lado do campo. Espera-se mais do seu Real Madrid...

Nenhum comentário:

Postar um comentário