terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MULTICAMPEÕES ESTADUAIS - REGIÃO NORTE

Dos sete clubes que alcançaram a façanha do heptacampeonato estadual no país, três vêm da Região Norte. São o Clube do Remo (Belém – PA), o Ferroviário Atlético Clube (Porto Velho – RO) e o Rio Branco Football Club (Rio Branco – AC).

Fundado em 1905 para a prática de esportes náuticos, o futebol chegou ao Clube do Remo em 1913, justamente quando começa a histórica sequência de sete canecos. Isso mesmo, logo em seu primeiro ano nos gramados, o Leão Azul já começou a mostrar o quanto era feroz e deixou para trás o União Sportiva, até então grande força no Pará. Somadas as campanhas vitoriosas entre 1913 e 1919, o Remo teve apenas uma derrota. O grande destaque azulino era o atacante Rubilar, autor de gols marcantes como os primeiros da história do clube e do clássico Re-Pa, contra o Paysandu.

Criado nos arredores de uma das maiores obras da engenharia do país, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Ferroviário Atlético Clube já não possui mais o futebol como uma de suas atividades. Assim, períodos gloriosos como o vivido como o entre 1946 e 1952, quando estabeleceu o recorde rondoniano de sete títulos consecutivos, viraram apenas retratos na parede da sede social. Futuro diferente teve o Rio Branco Football Club, hepta entre 1935 e 1941 e que até os dias de hoje se destaca no futebol do Norte. Em 1997, por exemplo, se tornou o primeiro clube da região a disputar uma competição oficial internacional, no caso a Copa Conmebol.

Os multicampeões nortistas não param por aí. De longe o maior campeão do Amazonas (40 títulos), o Nacional Futebol Clube (Manaus – AM) também é o soberano estadual no quesito troféus em sequência, com seis entre 1976 e 1981, período no qual sempre disputou a 1ª Divisão do Brasileirão. Se o time considerado mais forte foi o de 1978, com o zagueiro Paulo Galvão e o atacante Careca, no de 1976 é possível ver nomes conhecidos como o goleiro Borrachinha e Alcir Portela.

Com o mesmo número de conquistas que o Nacional, seis, está o Esporte Clube Macapá (Macapá – AP), que chegou ao feito entre 1954 e 1959. Para a tristeza dos torcedores do clube cuja mascote é um simpático aviãozinho, o Macapá, maior vencedor amapaense, já não figura mais entre os protagonistas locais.

A seleta lista de maiores vencedores em sequência do Norte fica completa com o Baré Esporte Clube (Boa Vista – RR), que quando ainda se chamava Atlético Baré Clube levantou o Tetra em Roraima entre 1964 e 1967. Contudo, o maior orgulho do “Mais Querido”, como é conhecido o Baré, é ter visto o inigualável Garrincha a vestir sua camisa. No caçula dos Estaduais pelo país, o Campeonato de Tocantins, a maior hegemonia é a que o Tricampeão Gurupi Esporte Clube (Gurupi – TO) mantém nos dias atuais. Será que vem o Tetra em 2013?

Nenhum comentário:

Postar um comentário