terça-feira, 8 de janeiro de 2013

NOMES DOS ESTÁDIOS - ILHA DO RETIRO

Um palco tradicionalíssimo do futebol brasileiro, a Ilha do Retiro viveu um de seus momentos mais importantes em 1955, ano em que o Sport Club do Recife comemorava o seu cinquentenário. Inaugurada em 4 de abril de 1937, a Ilha finalizaria, 18 anos depois, sua segunda reforma – a primeira havia sido em 1950, quando o estádio ganhou a honra de ser uma das sedes da Copa do Mundo.

Na remodelação iniciada em 1953 e que acarretou na construção de um novo lance de arquibancada, poço artesiano, campo de treinamento, bilheterias e portão olímpico, além da instalação da iluminação, um nome foi essencial por seu apoio, sobretudo econômico: Adelmar da Costa Carvalho, que se tornaria o Presidente do clube entre 1955 e 1958.

Político, empresário e industrial de enorme sucesso em Recife, com obras que se tornaram cartões postais de uma época, como a Casa do Navio, uma residência bem semelhante ao famoso transatlântico Queen Elizabeth, Adelmar Carvalho trabalhou nas mais diferentes frentes. Seus esforços para a criação da Clínica do Câncer e alguns programas para difundir a arte entre os jovens são dois exemplos relevantes.

Ao nomear a Ilha do Retiro como Estádio Adelmar da Costa Carvalho, o Sport homenageia não só um rubro-negro de coração, mas um recifense que fez história.

2 comentários:

  1. Belo post. Não conhecia a história. Aliás, nossos estádios mereciam ter suas histórias contadas de forma mais ampla.

    Você acha que Jogador de Futebol tem vontade? Deixa tua BRONCA! lá no blog.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Realmente tem muita história sobre os nossos estádios que precisam ser contadas.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir