domingo, 10 de março de 2013

CAMPEONATO CARIOCA 2013 - TAÇA GUANABARA - FINAL - VASCO X BOTAFOGO


Vasco 0 x 1 Botafogo – Engenhão, Rio de janeiro (RJ)

Fogão Campeão da Taça Guanabara! Gol de Lucas dá caneco ao Glorioso e aumenta jejum de títulos do Vasco no tradicional torneio.

Para fazer valer a vantagem do empate e conquistar a Taça Guanabara, feito que não alcança desde 2003, o Vasco foi para a decisão com o mesmo onze que vencera o Fluminense na semifinal e organizado pelo treinador Gaúcho no 4-3-2-1 com: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Abuda, Pedro Ken e Wendel; Eder Luis e Bernardo; Carlos Alberto. Assim como no duelo contra o Flamengo, uma semana antes, o Botafogo escutaria o apito inicial com a necessidade da vitória. Para conquistá-la, Osvaldo de Oliveira manteve o 4-2-3-1 de costume e lançou o time com: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Fellype Gabriel; Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.

Num duelo decisivo, entre dois gigantes, a oportunidade de ser Campeão com dois dos três resultados possíveis é uma vantagem e tanto. E a vantagem vascaína de poder empatar poderia ter se tornado ainda maior quando, logo aos 9 minutos, Carlos Alberto perdeu um gol dentro da pequena área. Seria a única boa oportunidade de gol cruz-maltina durante um bom tempo. Excessivamente recuado, com um aglomerado de jogadores em sua intermediária defensiva e rezando a cartilha do “bola pro mato que o jogo é de campeonato”, o Vasco deu os domínios territorial e da posse de bola para o Botafogo, que, por sua vez, não teve profundidade para fazer mais do que uma bola parada do Lodeiro e um chute por cima do Fellype Gabriel em toda a 1ª etapa.

Com o assanhado Vitinho no lugar do volante Marcelo Mattos, o Bota voltou do intervalo um pouco mais vivo, enquanto o Vasco continuava a rasgar o manual que ensina a jogar pelo empate. Seria falso dizer que o gol botafoguense amadurecia a cada minuto, pois, apesar da melhora, Seedorf e companhia não conseguiam gastar as luvas do goleiro Alessandro. Tanto que eram os amantes da cruz-de-malta que mais faziam barulho nas arquibancadas do Engenhão. Mas aí, o castelo vascaíno caiu aos 34 minutos com o gol do Lucas, após bela trama de Seedorf e Julio Cesar pela esquerda e inteligente assistência do Bolívar. O Vasco teria pouco mais de 10 minutos para fazer aquilo que ignorara durante mais de uma hora: atacar.

No desespero, conseguiu duas bombas em cobranças de falta do Fellipe Bastos. Na primeira, Jefferson bateu roupa e Renato Silva completou em gol corretamente anulado por impedimento. Na segunda, já aos 50 minutos, o felino Jefferson voou no cantinho para garantir o caneco em General Severiano e a alegria da galera botafoguense.

PARABÉNS, FOGÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário