sexta-feira, 15 de março de 2013

FIGURINHA CARIMBADA - VICTOR ETCHEGARAY
























Victor François Etchegaray

Nascido em 7 de abril de 1878

Faleceu em 13 de julho de 1915

Clubes:
Fluminense (1902-1909)

Títulos:
Campeonato Carioca – 1906, 1907, 1908 e 1909 – Fluminense

Chamar um player do início do século XX de elegante, numa época onde o britanismo imperava no ainda nascente futebol brasileiro, pode até parecer redundante. No caso de Victor Etchegaray, porém, a elegância não era demonstrada somente fora de campo, com seu portentoso bigode. Dentro das quatro linhas, este que foi o primeiro grande back a defender o Fluminense, era de um futebol refinadíssimo.

Na verdade, a história de Victor Etchegaray no futebol é anterior a do próprio Fluminense, clube do qual foi um dos fundadores, em 1902. Em 1º de agosto de 1901, no Rio Cricket and Athletic, na cidade de Niterói (RJ), Oscar Cox conseguiu reunir, pela primeira vez, companheiros para realizar uma partida do esporte que ele tivera contato durante seus estudos na Suíça, o então desconhecido futebol. Um destes companheiros era Victor Etchegaray, que teve seu pai e sua irmã como dois dos 15 espectadores a presenciarem este momento histórico.

Oscar Cox e Victor Etchegaray seriam companheiros outras tantas vezes com o uniforme branco e cinza – e não tricolor – do Fluminense. Na primeira partida da história do clube, no dia 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club, Victor Etchegaray teve a honra de ser o capitão na estrondosa vitória por 8 a 0.

Nos primeiros anos desta hoje mais que centenária história, Victor Etchegaray foi grandioso. Em 8 de setembro de 1903, o Fluminense fez contra o São Paulo Athletic, Campeão Paulista e que contava com ninguém menos do que Charles Miller em seu ataque, o último de três amistosos interestaduais na “Terra da Garoa”. Após empatar com o Internacional e vencer o Paulistano, o Flu, tendo em Victor Etchegaray sua figura de maior destaque, não tomou conhecimento do poderio adversário e venceu por 3 a 0.

Esta foi a força que fez o Fluminense dominar o Campeonato Carioca em seus primeiros anos e, entre 1906 e 1909, conquistar um Tetra até hoje nunca superado. Victor Etchegaray, é claro, foi um dos pilares e esteve presente em todas as conquistas, desta vez com a companhia de seu irmão Emile, um goleador nato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário