quinta-feira, 7 de março de 2013

FIGURINHA CARIMBADA - NONÔ
























Nome Claudionor Gonçalves da Silva

Data de nascimento 01 de janeiro 1899

Faleceu em 24 de julho de 1931

Posição atacante

Clubes
Flamengo (1921 até 1930)

Títulos
Campeonato Carioca – 1921, 1925, 1927 – Flamengo

Seleção Brasileira – 1 jogo


Mil novecentos e vinte e cinco. Este é o ano que deve ser digitado na máquina do tempo para quem quiser conhecer um pouco da história de Claudionor Gonçalves da Silva, o Nonô, maior artilheiro do Flamengo nos anos 20 e primeiro jogador a superar a marca de 100 gols com a camisa rubro-negra.

Falar apenas que Nonô foi artilheiro e Campeão Carioca neste ano de 1925 é menosprezar o que este grandalhão e mortífero atacante aprontou nos históricos gramados de Laranjeiras, General Severiano, Campos Salles e, principalmente, Rua Paysandu, então casa do Mengão. Foi lá, observado pelas centenárias palmeiras que rodeavam o campo, que Nonô deixou a piedade de lado e em duas partidas contra o SC Brasil foi às redes nada menos do que nove vezes – quatro nos 8 a 0 do 1º turno e cinco nos 6 a 0 do segundo.

Mas não foi só o “indefeso” SC Brasil que sofreu com as finalizações letais de Nonô no Cariocão de 1925. Os rubros do América, “Campeões de 13, 16 e 22”, como canta o seu belo hino, viram o atacante flamenguista marcar quatro vezes na goleada de 5 a 1 do 1º turno e outras duas na vitória por 4 a 0. Vitória esta última que deu ao Rubro-Negro o seu quinto título carioca. Nonô terminaria o ano com 30 gols assinalados em 21 jogos. Uma marca digna do lendário Arthur Friendenreich.

Este ano fulminante na carreira do craque não chegou de repente, sem avisar. Desde o início da década de 20, Nonô era, um ano sim o outro também, o artilheiro do clube na temporada. Seus gols já haviam ajudado o Fla a ser Campeão, ou melhor, Bicampeão do Rio em 1921, e lhe tornado, em 1923, o primeiro flamenguista artilheiro de um Carioca.

Em 15 de agosto de 1926, Nonô esteve em campo e, claro, deixou sua marca no 8 a 1 sobre o Botafogo, maior goleada conseguida pelo Fla no clássico contra o Alvinegro. No ano seguinte, ainda faria parte do elenco e contribuiria com dois gols em dois jogos para o título de 1927, mas sua brilhante saga com a camisa que pesa muitas libras já se aproximava do final, que chegaria em 1930, um ano antes de seu prematuro falecimento por tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário