sexta-feira, 19 de julho de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - FLUMINENSE X VASCO - 1984

Fluminense 0 x 0 Vasco

Campeonato Brasileiro de 1984 – Segundo jogo da final

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Público: 128.781

Fluminense: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Jussiê (Marcelo), Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu Antunes Coimbra.


Um dos períodos mais gloriosos da história do Fluminense ocorreu na primeira metade da década de 80 e teve na conquista do Brasileirão de 84 o momento ápice. Tanto pela relevância do caneco como pelo adversário na decisão: o rival Vasco. Tricolores e cruz-maltinos chegavam à finalíssima após triunfos maiúsculos na fase semifinal. Por um lado, o Flu eliminara o Corinthians de Sócrates com um histórico 2 a 0 no Pacaembu e um empate sem gols no Maracanã. Por outro, o Vasco aplicou sonoros 3 a 0 no Grêmio de Renato Gaúcho, então Campeão Mundial, para reverter a derrota no jogo de ida por 1 a 0. Uma vitória por um a zero no jogo de ida, gol de Romerito, deu ao Tricolor a vantagem do empate na partida decisiva. O Vasco contava com a fase “on fire” de Arturzinho e Roberto Dinamite, os dois artilheiros do Campeonato, e com a segurança do goleiro Roberto Costa – que receberia, pela segunda vez consecutiva, o prêmio Bola de Ouro, da Revista Placar, como melhor jogador do torneio. O jogo foi aberto e repleto de chances de gols, mas terminou com um empate mudo que consagrou o inesquecível Fluminense do "Casal 20", Washington e Assis, do craque paraguaio Romerito, do líder Delei, da ainda jovem dupla Branco e Ricardo Gomes e do técnico Carlos Alberto Parreira.

Um comentário: