terça-feira, 15 de outubro de 2013

DO SONHO AO PESADELO, DO PESADELO AO SONHO


O Brasileirão 2013 chegou a um ponto no qual apostar em seus jogos se tornou um completo tiro no escuro, tal qual o jogo do bicho. E se no jogo do bicho não existe zebra, no Campeonato só podemos invocar o simpático animal listrado para algumas vitórias do Náutico. Fora isso, é tudo tão equilibrado que a surpresa se tornou rotina e, por isso mesmo, deixou de ser surpresa.

Precisamos somente da última semana para ilustrar a loucura do Brasileiro. Vejamos, amigos. Na penúltima rodada, apenas um dos 10 jogos foi vencido por uma equipe que se encontrava melhor classificada que o adversário (o Botafogo bateu o Náutico). Já neste último fim de semana, o cenário se inverteu por completo e apenas duas partidas foram vencidas por um time que iniciou a rodada numa posição inferior ao rival (Criciúma e Atlético Mineiro superaram, respectivamente, Vasco e Cruzeiro).

Os clubes têm campanhas tão inconstantes – verdadeiras montanhas-russas – que temos o seguinte reflexo em termos de tabela. Qualquer sequência de bons resultados faz um time sonhar com a classificação para a Libertadores. Porém, esta sequência é tão pequena que nenhuma ameaça real surge ao quarteto Cruzeiro / Botafogo / Grêmio / Atlético-PR, que desde a 16ª rodada criou raízes no G4.

E não é só isso. Logo ao fim da pequena sequência de resultados positivos, o time vive uma má fase que traz à mente pesadelos em relação à zona de rebaixamento. Com exceção dos torcedores cruzeirenses, botafoguenses e gremistas, todos os outros sentiram pelo menos uma pulguinha do rebaixamento atrás da orelha. Em alguns casos, uma infinidade de pulgas.


E assim seguiremos até 8 de dezembro, num perde, ganha e empata imprevisível e que trará muitos sonhos que não serão realizados e pesadelos que não serão vividos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário