quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DIEGO COSTA É, ANTES DE TUDO, UM CORAJOSO


Uns vão o chamar de louco, outros tantos de vendido, alguns mais de apátrida. Todos, porém, vão concordar: Diego Costa é um corajoso. Sem muitos floreios, apenas o preto no branco, Diego Costa disse não à Seleção Brasileira e sim à Seleção Espanhola, às vésperas de uma Copa do Mundo que será realizada no Brasil.

Diz a história que a maior vaia que já se escutou em gramados tupiniquins foi direcionada a Julinho Botelho, em um amistoso entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã, logo após a Copa do Mundo de 1958. Todos os milhares de presentes queriam ver Garrincha, mas foi Julinho quem entrou em campo com a camisa sete, barrando o Anjo das Pernas Tortas. O estádio quase virou pó, tamanha a vaia, mas Julinho, como grande craque que sempre foi, deu um show de bola e saiu de campo aplaudido. Agora, com a decisão de Diego Costa, este “recorde” de Julinho está com os dias contados.

Não importa em qual dos superfaturados estádios da Copa de 2014 a Espanha jogar, a aversão ao atual artilheiro do Campeonato Espanhol será maior do que a qualquer outro participante do Mundial. Existe fortemente no Brasil a ideia de que a Seleção é a “Pátria de Chuteiras” – expressão criada por Nelson Rodrigues –, e o crescimento do sentimento patriótico com aproximação da Copa, crescimento este que já foi visto e ouvido na última Copa das Confederações, fará com que todos vejam Diego Costa como alguém que negou não só a Seleção Brasileira, mas que negou o Brasil.


Diego Costa não foi o primeiro (e nem será o último) nascido no Brasil a defender as cores de outra Seleção. Porém, foi o primeiro a receber dois convites simultaneamente e, com toda a imprensa e atenção sobre ele, negar a camisa amarela para vestir outra. Os motivos que o levaram a tal escolha dizem respeito apenas ao próprio e aos seus familiares, mas, agora, ele terá de arcar com as consequências, pois sua decisão de defender a Fúria será retribuída com muita fúria por parte dos torcedores brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário