sábado, 5 de outubro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - FLAMENGO X VASCO - 1997

Flamengo 1 x 4 Vasco

Campeonato Brasileiro 1997 – Segunda fase

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

3 de dezembro de 1997

Público: 75.493

Flamengo: Clemer, Leandro, Júnior Baiano, Juan e Gilberto; Jamir, Bruno Quadros (Renato Gaúcho), Iranildo (Lê) e Athirson; Lúcio e Sávio. Técnico: Paulo Autuori.

Vasco: Carlos Germano, Filipe Alvim (Maricá), Alex, Mauro Galvão e César Prates; Nasa, Nélson, Juninho Pernambucano (Moisés) e Ramon; Edmundo e Evair (Fabrício). Técnico: Antônio Lopes dos Santos.

Gols: Edmundo (Vasco), aos 16’ do primeiro tempo; Edmundo (Vasco), aos 10’ , Júnior Baiano (Flamengo), aos 39’ ; Edmundo (Vasco), aos 42’ e Maricá (Vasco), aos 45’ do segundo tempo.

Poucos são os times na história que reuniram tantos ídolos de uma torcida. Vejam bem, amigos, não falo apenas de cracaços de bola ou estrelas, mas de jogadores que criaram um laço de paixão com o torcedor, laço este que é cada dia mais difícil de se ver. Assim era o Vasco Campeão Brasileiro de 1997, com Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano e Edmundo. Um Edmundo impiedoso, autor de seis gols em uma só partida, contra o União São João (marca até hoje não superada). Um Edmundo insaciável, que chegaria ao então recorde de 29 gols em uma edição do torneio (hoje, a marca pertence a Washington, com 34 gols). Um Edmundo destruidor, capaz de massacrar o rival Flamengo numa das vitórias mais celebradas da vida cruz-maltina. Era a penúltima rodada da segunda fase do Brasileiro. O cenário, o seguinte: ao Vasco bastava um empate para se garantir antecipadamente na decisão, enquanto o Flamengo tinha a obrigação da vitória para poder jogar suas últimas fichas na rodada seguinte, a derradeira. Veio o apito inicial e a cada vez que Edmundo pegava na bola o torcedor vascaíno parecia dentro de um filme de comédia e o flamenguista numa película de terror. Imparável, o Animal fez um, dois, três gols – o último antológico – e garantiu o Gigante da Colina na finalíssima. Junior Baiano diminuiu para o Fla, quando o placar ainda apontava dois a zero, e Maricá fechou a goleada vascaína, mas estes foram apenas lances coadjuvantes numa noite onde Edmundo fez história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário