sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LETAL E CIRÚRGICO VERSUS RÚSTICO E REFINADO

Por ordem alfabética: André, Barcos, Borges, Diego Tardelli, Emerson “Sheik”, Fred, Forlán, Guerrero, Jô, Kléber “Gladiador”, Leandro Damião, Luis Fabiano, Pato, Rafael Sóbis e Scocco. Uns pelo que jogaram recentemente e outros pelo que já fizeram num passado mais distante, mas qualquer um destes nomes não causaria espanto e surpresa se chegasse a este fim do mês de outubro como o grande atacante do momento. No entanto, os dois homens que brigam por este posto não se encontram nesta lista. A esta altura, creio que o amigo leitor já sabe que falo do rubro-negro Hernane e do esmeraldino Walter.

Se você quer alguém para trabalhar jogadas de pivô, prender a redonda enquanto os meias não chegam, ajudar a valorizar a posse de bola ou abrir espaços para quem vem de trás, não conte com o Hernane. Agora, se você quer alguém que consegue transformar qualquer jogada em gol, seja ela bem tramada ou cadavérica, aí é só chamar o Brocador. No instinto, no reflexo, sem nem arrumar o corpo, com uma confiança que chega a ser visível, bem posicionado – mas, às vezes, até mesmo na hora errada e no lugar errado –, Hernane não para de balançar as redes. E sempre de primeira, como se isso fizesse seus adversários sentirem menos dor. Aquela história do “puxa rápido o esparadrapo que dói menos”.

Walter é um poço de técnica. Tem tanta, mas tanta categoria, que seus companheiros lhe mandam granadas, jacas, tijolos e, com um domínio que parece mais simples que desenhar a bandeira do Japão, Walter transforma tudo em flores, pedaços de algodão e doce suspiro. Aos seus pés a bola parece cumprir ordens, sejam estas a de ir dormir no fundo das redes ou de encontrar um esmeraldino na cara do gol. Mas o futebol de Walter, amigos, é bipolar. De repente, quando ninguém espera, ele descobre um chute certeiro, violento, cheio de veneno e sem misericórdia, deixando a própria bola sem entender nada.

O rústico e refinado Walter e o letal e cirúrgico Hernane comandam Goiás e Flamengo nesta reta decisiva da temporada. Cada um a sua maneira, mas com uma semelhança que é o que mais importa: o destino final da bola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário