quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - CORINTHIANS X GRÊMIO - 1982

Corinthians 1 x 2 Grêmio

Campeonato Brasileiro 1982 – Primeiro jogo da Semifinal

11 de abril de 1982

Morumbi, São Paulo (SP)

Público: 51.279

Corinthians: César; Zé Maria, Gomes, Wagner Basílio e Wladimir; Paulinho, Eduardo Amorin (Mário) e Biro Biro; Zenon (Joãozinho), Sócrates e Casagrande. Técnico: Mário Travaglini.

Grêmio: Leão; Paulo Roberto, De León, Vantuir e Paulo César; Tonho Gil (China), Batista e Bonamigo; Paulo Isidoro, Tarciso e Baltazar (Paulinho). Técnico: Ênio Andrade.

Gols: Paulo Roberto (Grêmio), aos 5’ do primeiro tempo; Tarciso (Grêmio), aos 19’ do primeiro tempo e Sócrates (Corinthians), aos 5’ do segundo tempo.


Em outono de 1982, o Corinthians de Zenon, Wladimir, Casagrande e Sócrates começava a dar passos históricos. Dentro de campo, o Timão voltava aos eixos após uma péssima temporada em 1981 e construía o caminho do Bi Paulista 82/83. Fora dele, Waldemar Pires, recém-eleito presidente do clube, Adilson Monteiro, diretor, e os jogadores plantavam as sementes da futuramente conhecida Democracia Corintiana. Na aprazível Porto Alegre, o Grêmio, na busca pelo Bi Brasileiro, também vivia as vésperas de uma fase inigualável em sua história. Aos 19 anos, com aparições aqui e acolá, Renato Gaúcho começava a mostrar o futebol que o tornaria o protagonista de um 1983 que abrilhantaria a sala de troféus do clube com o caneco mundial. Mas se em 1982 Renato Gaúcho ainda não era a estrela da companhia, é válido dizer que o Grêmio contava com um timaço: Leão, De León, Batista, Paulo Isidoro, Tarciso, Baltazar... E a fase semifinal do Brasileirão de 1982 colocou frente a frente esta nascente Democracia Corintiana e este Grêmio que começava a ficar no ponto para conquistar a América e o Mundo. Não seria exagero dizer o Tricolor Gaúcho precisou de apenas 19 minutos para encaminhar sua classificação para a decisão, pois este foi o tempo necessário para Paulo Roberto e Tarciso colocarem dois a zero para os gremistas no placar do Morumbi, no jogo do ida. Sócrates ainda diminuiria para o Alvinegro Paulista, aos 5 minutos da segunda etapa, mas o Grêmio acabou por fazer valer o início avassalador na “Terra da Garoa”, garantiu a vitória como visitante e, três dias depois, em casa, confirmou sua vaga na finalíssima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário