quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COPA LIBERTADORES 2014 – BOTAFOGO X DEPORTIVO QUITO


Botafogo 4 x 0 Deportivo Quito – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Artilheiro da Libertadores de 2011, Wallyson marca três vezes e Fogão se garante na fase de grupos do principal torneio sul-americano com goleada sobre o Deportivo Quito.

Diante de uma partida que envolve toda a tensão de um mata-mata e a obrigação de reverter uma desvantagem, o Botafogo poderia ter optado por um jogo mais jogado, com bola no chão. Para isso, porém, seriam necessários entrosamento e treinamento que o Fogo atual ainda não tem. A saída, então, foi apostar num ritmo mais intenso, explorando bolas longas e cruzamentos sobre a área equatoriana.

Na primeira etapa, com Wallyson e Lodeiro ligados, Edilson e Jorge Wagner calibrados e Ferreyra de referência, foi sempre nas bolas aéreas, que o Bota construiu os seus melhores momentos. Lodeiro e Ferreyra cabecearam com perigo, o mesmo Ferreyra acertou o poste e Wallyson, aos 36, aproveitou cruzamento de Edilson e desvio de Jorge Wagner para, num belíssimo arremate, abrir o escore.

Com o gol, o Deportivo Quito, sempre postado com duas linhas de quatro e uma fisicamente forte dupla de centroavantes (Calderón/Estupiñán) para prender a atenção de Dória e Bolívar, foi às cordas como um boxeador atordoado. Porém, conseguiu chegar ao intervalo com o placar que levaria o jogo para as penalidades e o pensamento de que dos males possíveis acontecera o menor.

À primeira vista, a etapa final não se mostrava promissora para o Botafogo, que passou a encontrar problemas até para alçar a redonda na zona do agrião e começou a cometer faltas duras e reclamar com a arbitragem. Mais aflita, a torcida já se irritava com as seguidas falhas técnicas do centroavante Ferreyra, e pedia cada vez mais alto por Elias. Elias veio, e o jogo mudou. E como mudou!

Primeiro, aos 21, ele deu vida a um contra-ataque que terminou em passe de Lodeiro e drible e finalização perfeita de Wallyson. Aos 34, quando o Bota recuava perigosamente seduzido pela sensação prematura de dever cumprido, foi o próprio Elias quem acionou o herói da noite. Mais um de Wallyson: três a zero. Já nos acréscimos, ele voltou a ser decisivo ao dar assistência de cabeça para Henrique fechar uma vitória maiúscula e que embala o Fogão rumo a uma sempre traiçoeira fase de grupos de Libertadores.

Botafogo: Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Wallyson (Henrique), Lodeiro e Jorge Wagner (Rodrigo Souto); Ferreyra (Elias). Técnico: Eduardo Hungaro.

Deportivo Quito: Ramirez; Chinga, Bonjour, Romero e Vayas; Andrade, Olivo (Bravo), Feraud (Morales)e Vega; Calderón e Estupiñán (Lara). Técnico: Garay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário