sábado, 15 de fevereiro de 2014

FLUMINENSE LARGA NA FRENTE


É quase unânime a opinião de que o Campeonato Carioca 2014 começou mais cedo do que deveria, é inchado de clubes frágeis e possui uma fórmula de disputa nada atrativa. Diante deste cenário, porém, o Fluminense é, dos quatro clubes protagonistas, aquele que melhor aproveitou esta primeira metade da fase inicial do torneio.

Esta afirmação não se dá pelo fato de o Fluminense ser o atual líder, até porque sua campanha é superior à do Flamengo apenas por um gol de saldo e à do Vasco apenas por um ponto. O positivo deste início de 2014 tricolor é que Renato Gaúcho não só parece ter encontrado seu time titular como tem rodado o elenco com surpreendente fluidez.

Hoje, o onze inicial tricolor é formado pelo goleiro Diego Cavalieri, uma linha de quatro zagueiros com Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos, um tripé de volantes com Valencia, Jean e Diguinho, Conca armando, driblando, passando, lançando, correndo e comendo a bola à frente deste trio, e Rafael Sóbis e Fred como dupla de ataque.

Esta formação, porém, só esteve em campo em três oportunidades, e nomes como Willian, Chiquinho (que participou de todos os jogos até agora), Wágner e Michael são constantes em jogos do Flu. E o Walter já chegou pedindo passagem! Assim, Renato Gaúcho consegue conhecer melhor seu elenco, familiariza os jogadores com as alternativas táticas, e mescla o clima de competição com o de pré-temporada.

Botafogo e Flamengo optaram por um planejamento diferente e insistem em escalar times completamente reservas no Carioca. Desta maneira, Eduardo Hungaro perde a oportunidade de acostumar jogadores importantes (Elias, Bolatti e Renato) com seu time base, enquanto Jayme de Almeida, por sua vez, escalou, na derrota contra o León, na estreia da Libertadores, um time que jamais atuara junto. Por que Jayme não usou o Estadual para dar rodagem à equipe que foi ao México?

Quanto ao Vasco, se é verdade que Adilson Batista ainda não usou um time integralmente de reservas, também não encontrou seu onze inicial, como Renato parece ter conseguido no Fluminense. Resumo da ópera: ao atingirmos a metade da fase inicial do Carioca, o Fluminense se encontra à frente dos seus rivais na tabela e na preparação para o restante da temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário