sábado, 1 de março de 2014

CAMPEONATO CARIOCA 2014 – 11ª RODADA – FLAMENGO X NOVA IGUAÇU



Flamengo 2 x 1 Nova Iguaçu – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Tímido e sem empolgar, Flamengo faz o suficiente para vencer o Nova Iguaçu e garantir sua vaga na fase semifinal do Carioca com antecipação.

Preto no branco, o Flamengo foi para o intervalo com a vantagem de um a zero, gol contra do Jorge Fellipe, aos 17 minutos, momento no qual o Nova Iguaçu ameaçava colocar as manguinhas de fora e dava trabalho com Zambi, Dieguinho e Erick Foca. Apesar de terminar à frente, porém, o Rubro-Negro realizou péssimos 45 minutos em termos ofensivos.

Taticamente, a entrada de Gabriel na meia-direita recuou Elano para formar um tripé de volantes com Cáceres e Muralha, enquanto Everton fazia a meia-esquerda e Hernane, como sempre, era a referência. Em números, um 4-3-3, porém estes nada dizem sozinhos. A estrutura tática depende da dinâmica dos jogadores, e foi aí que o Flamengo pecou.

Elano e Muralha se postaram sempre próximos à linha central, Léo Moura e André Santos pareciam ter que pagar pedágio para ultrapassar o meio-campo, e até Everton, autor da jogada do gol, apareceu mais por cometer faltas próximas à área defensiva. Assim, os ataques rubro-negros foram apenas rascunhos, com poucas alternativas e incapazes de acionar o Hernane.

Com postura diferente, o Flamengo foi mais incisivo nos nove primeiros minutos da etapa final do que em toda a inicial. Chegou com Everton, André Santos e, depois de quase levar o empate através de Dieguinho, ampliou na primeira vez que o Brocador foi acionado (no lance, Cáceres estava impedido). Estes nove minutos, porém, se mostrariam uma exceção.

Bastou ampliar o escore para, pouco a pouco, o Flamengo, tomado pela sensação de dever cumprido (que nada traz de positivo), começou a relaxar e esperar o tempo passar. Pisou mais no freio do que poderia, permitiu um gol do Nova Iguaçu – Erick Foca, aos 21, em jogada aérea – e passou os dez minutos finais do embate sendo pressionado e fazendo das tripas coração para rebater bolas alçadas sobre sua área.

No final das contas, o Flamengo garantiu os três pontos e a classificação antecipada para a semifinal. Mas com um futebolzinho...

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Elano (Márcio Araújo) e Muralha; Gabriel, Everton (Negueba) e Hernane (Alecsandro). Técnico: Jayme de Almeida.

Nova Iguaçu: Jefferson; Peter, Rodrigo Almeida, Jorge Fellipe e Amarildo; Paulo Henrique (Carlos Henrique) e Rodrigo César; Geovani (Uallace), Dieguinho (Vinícius) e Zambi; Erick Foca. Técnico: Edson Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário