domingo, 9 de março de 2014

CAMPEONATO CARIOCA 2014 – 13ª RODADA – BOTAFOGO X FLAMENGO


Botafogo 0 x 2 Flamengo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo bate Botafogo em clássico de poucas emoções, conquista a Taça Guanabara e, de quebra, ainda elimina o rival do Campeonato Carioca.

Para o Flamengo a vitória valia a Taça Guanabara e a vantagem do empate para a fase final. Para o Botafogo, a oportunidade de seguir vivo no torneio, mesmo que com ínfimas chances de classificação. Em campo, um Rubro-Negro que optou por poupar apenas os jogadores necessários e um Alvinegro, novamente, foi escalado com onze reservas. Neste cenário, o Flamengo nem precisou fazer muito esforço para confirmar seus objetivos, e não é exagero dizer que os únicos dois lances ofensivos do clássico dignos de nota foram os gols, marcados por Gabriel, aos 10 minutos do primeiro tempo, e por Léo, já no apagar das luzes.

Numa análise geral, que pode perfeitamente ser realizada pois a partida foi fria, sem alternâncias e previsível, o Flamengo trocou passes e saiu para o jogo de forma mais redonda – méritos para os volantes Márcio Araújo e Muralha –, se movimentou mais com os meias Everton e Gabriel, conseguiu acionar o Hernane e apresentou um sistema defensivo mais sólido (Jayme parece ter encontrado o núcleo de sua defesa com os zagueiros Wallace e Samir e o volante Cáceres). Esta superioridade rubro-negra foi mais evidente na etapa inicial, pois depois que o desgovernado volante botafoguense Airton foi expulso, aos 21 minutos do segundo tempo, o Fla pisou ainda mais forte no freio.

O Botafogo... bem, o Botafogo apresentou em campo um resumo da estratégia que sua comissão técnica adotou para o Campeonato. Foi um time sonolento, desinteressado e desentrosado. Diferente taticamente do costumeiro 4-5-1, se postou com duas linhas de quatro e dois atacantes. Em poucas palavras, duas linhas de quatro que se mostraram frágeis na marcação e incapazes de fazer a bola chegar em condições minimamente aceitáveis para os atacantes Henrique e Zeballos.

Agora, é hora de o Flamengo pensar a melhor estratégia (física, tática, técnica e psicológica) para conciliar a fase final do Carioca e a Libertadores. E também é hora de o Botafogo rever um planejamento que rendeu quatro vitórias em 13 jogos num torneio onde sete times não disputam sequer a Série D do Brasileiro.

Botafogo: Helton Leite; Lucas, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Bolatti, Airton, Renato (Fabiano) e Daniel (Gegê); Zeballos e Henrique (Higuinho). Técnico: Eduardo Hungaro.

Flamengo: Felipe; Léo Moura (Léo), Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres (Feijão), Márcio Araújo e Muralha; Gabriel (Paulinho) e Everton; Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário