quinta-feira, 4 de setembro de 2014

POUPAR OU NÃO POUPAR? POUPE-NOS!


Quando Botafogo e Atlético Paranaense decidem apostar em um time inteiramente reserva para a disputa dos Campeonatos Estaduais, o Flamengo poupa metade dos titulares em uma competição como a Copa do Brasil ou o Internacional faz o mesmo na Copa Sul-Americana, dois recados estão sendo passados. O primeiro é o de que os as comissões técnicas dos clubes brasileiros, de todos eles, não somente os citados, são preguiçosas e não montam um planejamento para saber quem deve ser poupado e quando deve ser. O segundo, é que, para estes clubes, quanto menos objetivos forem estabelecidos para a temporada, melhor.

Pelos salários que recebem, é inadmissível que as comissões técnicas dos clubes de elite não montem um planejamento físico muito bem informado de seus respectivos elencos. É claro que problemas de contusão sempre surgem, mas com este planejamento em mãos seria possível prever o melhor momento para se poupar jogadores sem que a estrutura do time fosse abalada com seis, sete ou até onze alterações. Realizar um rodízio na equipe, como muitos fazem na Europa, é uma coisa. Trocar meio time ou um time inteiro porque se considera a competição sem relevância é outra. Uma outra muito mais preguiçosa.

Além do mais, ao mandar a campo um time de cheio de suplentes, o clube deixa bem claro que vencer o campeonato em questão não é um objetivo. Com o ato de ignorar Estaduais, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, os clubes cortam três torneios da lista de possíveis metas, estratégia que diminui consideravelmente a pressão por resultados, pois dirigentes e torcedores parecem aceitar melhor as eliminações deste tipo. Convenhamos que esta é uma atitude no mínimo incompatível com clubes que pagam (às vezes não pagam, é verdade) folhas salariais que giram em torno de 10 milhões de reais por mês.


O Campeonato Brasileiro é longo, a Copa Libertadores é o sonho de qualquer torcedor e o calendário do nosso futebol ilustra toda a incompetência da CBF. Três verdade, mas verdades que não podem ser assumidas como desculpas para que outros torneios sejam ignorados e treinadores e jogadores percam a sede por levantar troféus.  

Um comentário:

  1. Quem é o atual Flamengo para poupar jogadores! Não tem jogadores nem pra formar um time titular competitivo, imagina time B... Um ano em que não se planeja tudo que ganha é na sorte.

    ResponderExcluir