sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A BARREIRA DO CONHECIMENTO TÁTICO



Questionado recentemente pelo apresentador-locutor Galvão Bueno sobre os motivos de os treinadores brasileiros não terem sucesso nas principais ligas europeias, Vanderlei Luxemburgo se utilizou da barreira do idioma para defender sua classe: “nós temos a dificuldade da língua”, afirmou o atual técnico do Flamengo. Sendo curto e grosso, esta foi uma desculpa bem inconsistente.


Não precisamos de mais que dois simples exemplos para refutar a argumentação de Luxemburgo. O primeiro é que se o idioma fosse mesmo um grande problema, os treinadores brasileiros não seriam vitoriosos, como são, no Japão e no chamado mundo árabe. Segundo, são raros – raríssimos – os brasileiros que tiveram sucesso como treinadores de clubes portugueses. Pois se não é pelo idioma, por que os nossos “professores” não brilham no Velho Continente?
 

Sem dúvidas esta não é uma pergunta para ser respondida em poucas linhas, mas sim para debatida por todos os setores do nosso futebol. No entanto, de uma maneira bem incipiente e rascunhada, podemos culpar a falta de solidez tática dos treinadores tupiniquins. Escutamos e às vezes elogiamos um “quadrado mágico”, um “time de guerreiros” ou uma “equipe-família”, mas há quanto tempo que um onze brasileiro não é chamado de carrossel?
 

Em outras palavras, já faz algumas primaveras que produzimos times que brilham mais pela técnica, pelo físico e pelo psicológico do que pela tática. E com certeza, amigos, não é coincidência a fragilidade tática dos times nacionais e a ausência de técnicos brasileiros nos clubes de ponta da Europa, onde o sistema de jogo tem mais valor.
 

Os treinadores brasileiros precisam estudar não somente outras línguas, mas também se dedicar ao estudo acerca do futebol que atualmente se joga nos grandes centros, pois, além da barreira do idioma, existe também a barreira do conhecimento tático.

Um comentário:

  1. Um profissional que na sua área de atuação o idioma é também fator determinante para o sucesso, é bizarro essa desculpa. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

    ResponderExcluir