quinta-feira, 16 de outubro de 2014

COPA DO BRASIL 2014 - QUARTAS DE FINAL - FLAMENGO X AMÉRICA DE NATAL


Flamengo 1 x 0 América de Natal, Maracanã (RJ)

Mengão volta a vencer o América de Natal com gol de Gabriel e avança às semifinais da Copa do Brasil para pegar o Atlético Mineiro.

Quem quiser saber o que significa no jargão futebolístico a expressão “encaixotar o adversário” basta ver o que o América fez com o Flamengo na etapa inicial no Maracanã. Com destacada determinação tática, os americanos ocuparam os espaços com tanta inteligência que não permitiram que os rubro-negros chegassem sequer nas proximidades da meta defendida pelo goleiro Andrey.

Aberto pela esquerda, Thiago Cristian tomava conta de Léo Moura. Na direita, Paulinho não deixava João Paulo respirar. Pelo centro, Jéferson e Andrezinho fechavam qualquer tentativa de escapada do Canteros. E assim, bloqueado pelos flancos e pelo meio, o Fla nada produziu nos primeiros 45 minutos. Mas vale ressaltar que o América, muito dedicado na marcação e limitado tecnicamente, também não exigiu nenhuma defesa do arqueiro Paulo Victor.

Um pouco pelo desgaste dos americanos, e muito pelas entradas de Nixon e Gabriel, o Flamengo voltou mais solto do intervalo. Everton, João Paulo e Léo Moura, então encaixotados, começaram a encontrar espaços pelas beiradas e as tramas enfim floresceram. Foi neste cenário que, aos 18, Gabriel iniciou, organizou e finalizou uma bela jogada para fazer um a zero.

O gol fez um bem enorme ao Gabriel, que logo depois levou uma machadada que resultou na expulsão do defensore Lázaro. Diferente do que se esperava, o Flamengo, com um gol e um homem de vantagem, não tirou o calor do jogo. Tão quente que, aos 28, o zagueiro Marcelo também recebeu o vermelho, deixando o campo mais aberto e o jogo também.

Quando Isac, primeiro, e Rodrigo Pimpão, depois, obrigaram Paulo Victor a realizar duas defesaças, muitos devem ter se recordado do milagre conseguido pelo América diante do Fluminense. Porém, com cerca de 10 minutos por jogar, o Flamengo respirou fundo, tranquilizou-se e começou a valorizar a posse de bola e a sofrer faltas para deixar o tempo passar e a classificação para à semifinal chegar.

Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Samir e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo (Gabriel) e Everton; Eduardo da Silva (Nixon) e Alecsandro (Muralha). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

América de Natal: Andrey; Cléber, Edson Rocha e Lázaro; Walber, Judson, Andrezinho (Rivaldo), Jéferson (Rodrigo Pimpão) e Thiago Cristian; Paulinho (Paulo Henrique) e Isac. Técnico: Roberto Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário