terça-feira, 25 de novembro de 2014

A SEGUNDONA E A MURCHADA DOS PONTOS CORRIDOS


Como já foi levantado aqui algumas vezes, um dos mais calorosos e agradáveis debates do nosso futebol é aquele que coloca em questão se o Campeonato Brasileiro deve ser por pontos corridos ou ter uma fase final de mata-mata. Pois bem, amigos, a última rodada da Segundona é um prato cheio, ou melhor, uma entrada de graça no rodízio de massas, para os críticos dos pontos corridos. Se não, vejamos.

Dos dez jogos da derradeira rodada, apenas um conta com dois times que ainda brigam por algo: o Oeste quer escapar da Terceira e enfrenta o Joinville, que sonha com o título. Por outro lado, teremos também um duelo que não tem nenhum valor em termos de tabela (Vila Nova versus Portuguesa, ambos já degolados).

Fora estes dois embates, todos os outros oitos confrontos envolvem uma equipe já de fériais e outra a todo vapor, esteja esta na luta pelo caneco (Ponte Preta), pelo acesso (Boa, Atlético Goianiense, Avaí, América Mineiro e Ceará) ou pela permanência (América de Natal e Bragantino). E é em situações assim que os pontos corridos murcham.

Murcham mais no Brasil do que nos grandes centros europeus, porque, aqui, ao final da competição, seja a Série A ou B, apenas oito posições interessam: as quatro primeiras e as quatro últimas. Em outras palavras, 12 times terminam de mãos vazias. Na Primeira Divisão isso se deve à desvalorização da Copa Sul-Americana, que de tão abandonada nem mais tem suas vagas definidas pela principal competição do país.

Por outro lado, nas grandes ligas europeias, dado o prestígio da Liga Europa, o segundo torneio continental em importância, campeonatos como a Bundesliga, por exemplo, contam com 10 posições ativas ao final: campeão, mais três vagas para a Liga dos Campeões, outras três para a Liga Europa e três rebaixados. E não nos esqueçamos que lá, na Alemanha, a colocação do time ao fim da temporada é levada em consideração na hora da distribuição das cotas de TV.

Assim, muito devido a não ter nada em disputa a não ser título, acesso e permanência, a Segundona chega a sua última rodada com praticamente todos os confrontos colocando frente a frente um time sem pretensões e outro com a faca entre os dentes. Vejamos como será, na próxima semana, o cenário da Primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário