quinta-feira, 13 de novembro de 2014

COPA DO BRASIL 2014 – FINAL – ATLÉTICO MINEIRO X CRUZEIRO



Atlético Mineiro 2 x 0 Cruzeiro – Independência, Belo Horizonte (MG)

Atlético Mineiro faz valer o mando de campo, bate o rival Cruzeiro por 2 a 0 e larga na frente na decisão da Copa do Brasil.

Por haver um amanhã, ou melhor, um dia 26 de novembro, data do jogo de volta, nem o Atlético nem o Cruzeiro se lançou ao ataque insandecidamente no Indepêndencia. O Galo, apoiado por sua imparável torcida, até poderia ter partido à frente com mais ímpeto, porém, o gol de cabeça marcado por Luan, logo aos 7 minutos da etapa inicial, trouxe a possibilidade de chamar a Raposa para o seu campo. Pois não só a chamou como a enjaulou...

Conhecido por seu poderio ofensivo avassalador, o Cruzeiro até tentou se aproveitar da postura mais conservadora dos atleticanos e tramar algumas ações ofensivas. Contudo, tanto pela falta de inspiração de seus principais nomes – Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart estiveram irreconhecíveis –, como pela apresentação impecável da retaguarda alvinegra, os azuis deram pouquíssimo trabalho ao goleiro Victor.

Falei da impecável retaguarda alvinegra e vou dar nome aos bois, ou melhor, aos galos... O jovem Jemerson, um pouquinho afobado no início, ganhou confiança e tomou conta de Marcelo Moreno, enquanto seu parceiro, o veterano Leonardo Silva, uma vez mais foi perfeito nas bolas aéreas. No meio-campo (os modernos diriam na volância), Leandro Donizete e Josué marcaram forte demais, sem violência, e, com o apoio de Luan e Carlos pelos flancos, controlaram bem o setor.

Satisfeito com a vantagem de um a zero e com o adversário muito bem controlado, o Atlético pouco se arriscava no ataque, mas este pouco foi o suficiente para ganhar um lateral daqueles que o Marcos Rocha transforma em escanteio com as mãos. Resultado: depois de arremesso no pagode azul, Carlos fez o pivô e Dátolo, aos 13 do segundo tempo, ampliou o escore.

A partir daí, a Raposa perdeu a pouca força que tinha, o Galo se mostrou algo mais assanhado do que quando vencia por um a zero e, se não fossem duas difíceis defesas do Fábio nos últimos minutos, a vantagem alvinegra seria ainda maior para o embate decisivo de daqui a duas semanas, no Mineirão.

Atlético Mineiro: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué e Leandro Donizete; Luan (Marion), Dátolo e Carlos; Diego Tardelli. Técnico: Levir Culpi.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Samudio; Lucas Silva (Nilton) e Henrique; Éverton Ribeiro (Júlio Baptista), Ricardo Goulart (Dagoberto) e Willian; Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário