quinta-feira, 5 de março de 2015

PONTOS CORRIDOS X MATA-MATA, UM NOVO CAPÍTULO


Na última segunda-feira a CBF criou uma comissão de clubes para estudar o formato do Brasileirão e eis que o embate entre pontos corridos e fase classificatória seguida de mata-mata voltou às manchetes esportivas. Poucas discussões são tão interessantes no nosso futebol como esta, tanto por ser ela repleta de variantes, como por jamais ter fim, já que não existe um formato definitivamente melhor do que o outro.

O objetivo aqui não é defender o mata-mata ou os pontos corridos, nem mesmo apresentar uma alternativa híbrida, algo que já foi feito em outras oportunidades. O desejo destes parágrafos e tentar manter este interessante debate vivo, pois o que se vê cada vez mais é comentarista esportivo, profissional ou não, tratando a superioridade dos pontos corridos como indiscutível e a ideia da volta do mata-mata como um câncer a ser curado.

Dois dos principais motivos para o formato com a reta final em mata-mata ser diminuído pelos defensores dos pontos corridos não são intrínsecos ao próprio formato. Em primeiro lugar, critica-se o mata-mata pelo fato de ele ser apoiado por figuras nefastas como Eurico Miranda, Marco Polo Del Nero e a entidade TV Globo. Porém, não podemos nos esquecer que o maléfico Ricardo Teixeira foi um incentivador dos pontos corridos.

Em segundo lugar, menospreza-se o mata-mata porque as principais ligas europeias não o adotam, como se a igualdade de formatos fosse um passo a ser obrigatoriamente dado para tornar o nosso futebol tão evoluído como o do Velho Continente. Tal visão é bastante questionável, ainda mais se lembrarmos que todas as épocas de ouro do futebol brasileiro se deram em paralelo a campeonatos nacionais sem formato por pontos corridos.

Sendo repetitivo, o desejo aqui não é defender este ou aquele formato, mas tentar lembrar aos amantes do futebol que os pontos corridos não são indiscutíveis. Pelo contrário, desde que a discussão se foque nas vantagens e desvantagens intrínsecas aos formatos, o debate entre pontos corridos e mata-mata é dos mais prazerosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário