segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 29ª RODADA - SÉRIE A

Santo André 1 x 2 Fluminense
Corinthians 2 x 1 Grêmio
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Internacional 1 x 1 Atlético Paranaense
Coritiba 1 x 2 Barueri
Santos 0 x 0 Vitória
Náutico 3 x 0 Palmeiras
Goiás 1 x 1 Sport
Atlético Mineiro 0 x 1 Cruzeiro
Botafogo 2 x 2 Avaí

Olá amigos do FUTEBOLA!

É simplesmente impressionante este nosso Brasileirão. Na rodada passada, apenas o Internacional, dos que se encontravam entre os oito primeiros colocados, havia conseguido vencer. Agora, nesta 29ª rodada, apenas o Flamengo, dos que estão entre os seis primeiros, conseguiu os três pontos. Neste 2º turno, Flamengo e Cruzeiro estão realizando excelentes campanhas e a cada rodada que passa o sonho da Libertadores 2010 se torna mais real. Na parte final da tabela, o Fluminense conseguiu uma importantíssima vitória, porém foi o Náutico que, ao enfiar 3 a 0 no Palmeiras, surpreendeu. Vamos aos comentários da rodada.

Flamengo 2 x 1 São Paulo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Em uma de suas melhores atuações no Brasileirão, o Flamengo conseguiu vencer o vice-líder São Paulo, está na beirada do G4 e, mais do que nunca, na briga por uma vaga na Libertadores 2010.

Comandado por Petkovic e Zé Roberto, como já era de se esperar, o Flamengo foi muito superior ao São Paulo na 1ª etapa. Atacou pela direita e pela esquerda, chutou de longe, alçou bolas na área, levou perigo nas bolas paradas... Um chute do Juan, após linda jogada de Zé Roberto pela direita, que o zagueiro Renato Silva salvou sobre a linha, uma cabeçada do Ronaldo Angelim e uma bomba chutada pelo Éverton Silva, ambas sensacionalmente defendidas pelo goleirão Rogério Ceni, foram as principais chances criadas pelo Rubro-Negro. Já o São Paulo, podemos dizer que foi 100% eficiente. O Tricolor foi ao ataque uma única vez e balançou as redes. Após perfeito lançamento de Gérson, ops..., Dagoberto, Hernanes contou com a falha de Angelim e abriu o placar para o Sampa. Com a saída para o intervalo, o pensamento Rubro-Negro era um só: Manter a ofensividade pois o caminha para o triunfo era este.

Início da 2ª etapa e o São Paulo conseguiu mostrar uma postura ainda mais defensiva. Das inúmeras maneiras existentes para segurar um resultado positivo, o Tricolor escolheu a pior delas, ou seja, recuar excessivamente. No Flamengo, as entradas de Toró e Bruno Mezenga fizeram a equipe conseguir seu objetivo de continuar pressionando. Falando em Bruno Mezenga, o jovem atacante já está merecendo a vaga do Denis Marques, que vem se mostrando um jogador inoperante ofensivamente e sem a garra que a torcida tanto aprecia. Aos 20 minutos, no momento crucial para o andamento da partida, o Flamengo conseguiu sua melhor chance para empatar a partida, quando Toró brigou pela pelota e foi chutado por Jorge Wagner dentro da área. Pênalti que Petkovic bateu pessimamente, mas o juiz anulou a defesa de Rogério Ceni, acusando que o goleiro havia se adiantado. Realmente o goleirão tricolor se adiantou, mas o juiz foi de um rigor desnecessário ao mandar voltar a cobrança. Na segunda tentativa, Pet mostrou toda sua classe e empatou a partida para o Fla.

Se com o placar em desvantagem, a torcida do Mengão não parava de cantar, com a vitória mais perto ela ficou ainda mais eufórica. Foi neste embalo que Petkovic quase virou a partida em um balaço que Rogério Ceni salvou. Sobre o goleiro do São Paulo, fico espantado como tem gente que diz que ele só tem qualidade para bater faltas, que não é bol goleiro debaixo das traves. Em minha opinião, Rogério não deve absolutamente nada para nenhum grande goleiro do futebol mundial. Voltando para o jogo, o mostruoso e imparável Petkovic conseguiu o que buscou com tanta raça. O gringo deu a vitória ao Flamengo. Após receber lindo passe de peito de Bruno Mezenga, Pet conseguiu deixar a jogada ainda mais bela com a assistência que deu para Zé Roberto marcar o gol e dar ao Flamengo uma merecida vitória.

Enquanto Palmeiras e Atlético Mineiro sofreram muito com as ausências de, respectivamente, Diego Souza e Diego Tardelli, e perderam importantes pontos no torneio, o Flamengo soube superar a falta de Adriano. O empate diante do Vitória, já no fim do jogo, e a vitória sobre o São Paulo, mostram que o Flamengo tem sim um dos melhores times do Brasil. Petkovic e Zé Roberto que o digam.

Atlético Mineiro 0 x 1 Cruzeiro – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Em uma partida onde a criatividade não esteve presente, o Cruzeiro conseguiu vencer o Atlético e mantém vivo o sonho de se classificar para a Libertadores 2010.

O clássico mineiro apresentou um 1º tempo muito equilibrado e com poucas jogadas ofensivas bem organizadas. Pelo lado cruzeirense, Gilberto não estava no melhor de sua forma e só foi notado em campo quando deu uma linda caneta no volante Jonílson. Pelo Atlético, o motorzinho Correa não foi muito efetivo nos seus passes. Com essas duas importantes peças em dívida com o bom futebol, ambas as equipes, principalmente o Galo, exploraram muito as bolas alçadas na área. Foi assim que o Cruzeiro conseguiu marcar o seu gol. Após uma bela arrancada do volante Fabrício, que diga-se de passagem realizou boa partida tanto defensiva quanto ofensivamente, Thiago Ribeiro cruzou para Wellington Paulista, livre livre na área, escorar para o fundo das redes.

No 2º tempo, a falta de criatividade do Cruzeiro ficou ainda mais visível com as saídas de Gilberto e Thiago Ribeiro. O equatoriano Guerrón, que nem de longe parece aquele jogador infernal que acabou com a Libertadores de 2008, não conseguia dar sequência a nenhuma jogada e o Leandro Lima, que entrou com o objetivo de segurar a posse da bola para o Cruzeiro, esteve longe do sucesso. Contando com essa incapacidade do Cruzeiro de controlar a partida, o Atlético mandou no 2º tempo, apesar de não mostrar o mínimo de solidez ofensiva. Na base do abafa e da marcação no campo ofensivo, o Galo tentou o empate até o fim da partida, porém o máximo que conseguiu foi consagrar a defesa cruzeirense que, diante de jogadas tão mal elaboradas, não teve muita dificuldade em segurar a vitória.

É claro que o Galo iria sentir a falta do Diego Tardelli, que está servindo a Seleção, porém a atuação do setor criativo da equipe foi muito mais ineficiente do que o esperado. E pelo lado azul, os três pontos vieram na hora exata, quando o Campeonato começa a ser decidido.

Um comentário:

  1. Grande Diano, a vitória do Flamengo foi incontestavel, um verdadeiro espetaculo diante de seus 60 mil espectadores.A questão é que a próxima rodada se tornará a rodada de fogo, em caso de um triunfo sobre o Verdão no Palestra, o Rubro-Negro entrará não só totalmente a briga por uma vaga na Libertadores 2010 assim, como acenderá de vez o otimismo de sua torcida no sonho do Hexa, se isso acontecer teremos mais Maracanã lotado e invasão em vermelho e preto na casa dos adversários.

    ResponderExcluir