terça-feira, 27 de outubro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 31ª RODADA - SÉRIE A

Santo André 2 x 0 Palmeiras
Atlético Mineiro 1 x 0 Vitória
Náutico 2 x 1 Barueri
Santos 3 x 4 São Paulo
Goiás 2 x 2 Fluminense
Internacional 1 x 0 Grêmio
Coritiba 3 x 2 Atlético Paranaense
Botafogo 0 x 1 Flamengo
Corinthians 0 x 1 Cruzeiro
Avaí 2 x 2 Sport

Olá amigos do FUTEBOLA!

O melhor Campeonato do mundo está pegando fogo. O Palmeiras perdeu sua terceira partida seguida, dessa vez para o Santo André, e ainda viu todos os quatro clubes que estão o perseguindo vencerem seus jogos. Enquanto Internacional, São Paulo e Flamengo conseguiram dificílimas vitórias em clássicos estaduais, o Atlético Mineiro bateu o Vitória, em um Mineirão lotado, e está apenas um pontinho atrás do Verdão. Na parte de baixo da tabela, as vitórias de Santo André, Náutico e Coritiba, deixaram Fluminense e Botafogo ainda mais desesperados. Faltam sete rodadas para o fim e, acreditem amigos, nada será decidido até lá. Vamos aos comentários de dois grandes clássicos do nosso Brasileirão.

Internacional 1 x 0 Grêmio – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Contando com a ajudinha do goleiro da Seleção Brasilera Victor, o Internacional venceu o Grêmio e continua vivo na briga pelo caneco do Brasileirão.

Antes mesmo do início da partida, já era possível prever um Internacional mais ofensivo. Não pelo fato de jogar em casa, mas sim por sua formação inicial. Enquanto o Tricolor contava com apenas o Perea de atacante, o Colorado além da dupla de ataque Alecsandro/Taison, ainda possuía os meias ofensivos D´Alessandro e Giuliano. Com o apito inicial, não precisou passar nem 5 minutos para o Internacional dar números finais ao jogo. Após lindo passe de peito de Alecsandro, D´Alessandro mandou uma bomba de longe e contou com a colaboração do Victor para sacudir o filó. Com a vantagem no placar e contra um Grêmio pouquíssimo inspirado, o Inter não teve problemas para ir para o intervalo vencendo. Queria destacar a diferença de postura do meia Giuliano na Seleção sub-20 e no Internacional. Enquanto na Seleção ele era o principal organizador ofensivo da equipe e não tinha muitas tarefas defensivas, no Internacional ele participa muito do combate no meio-campo, principalmente pelo lado direito. Acredito que no futuro poderá se tornar um jogador, além de muito bom tecnicamente, muito útil taticamente.

Após o intervalo o Grêmio buscou mais ofensividade com a entrada do atacante Herrera. Vale ressaltar que não foi apenas o fato de o Grêmio ter apenas o Perea como atacante que fez a equipe não criar nada ofensivamente no 1º tempo, mas sim a falta de participação de Souza e Fábio Rochemback e o insucesso de Douglas Costa, que apesar de buscar o jogo não conseguia superar a defesa do Internacional. Com a entrada de Herrera e uma maior aparição de Souza, apesar de não estar numa tarde inspirada, o Grêmio melhorou na partida. Os dois foram os protagonistas da principal jogada ofensiva criada pelo Tricolor, quando Souza driblou Guiñazu na ponta-direita e deixou Herrera livre para chutar, porém o argentino furou o arremate. Pelo lado Colorado, o treinador Mário Sérgio tentou mudar a postura ofensiva da equipe, que não conseguia atacar na 2ª etapa, com as entradas de Andrezinho e Marquinhos, porém com excessão de uma falta cobrada pelo Andrezinho, que o zagueiro Índio quase ampliou o marcador, e de um belo passe do Marquinhos, que deixou o Alecsandro cara-a-cara com o Vítor, o Internacional também não nada foi produtivo.

O gol marcado no início do jogo foi fundamental para o Internacional ter tranquilidade na partida e conseguir a vitória sobre um Grêmio que não mostra força longe de sua casa. Com o apito final, parecia que o Colorado havia conquistado um título, tamanha a empolgação de D´Alessandro e do treinador Mário Sérgio. Não, não foi um título, mas a vitória no clássico e a chance de conquistar o Brasileirão após 30 anos, merecem sim a festa.

Botafogo 0 x 1 Flamengo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

No primeiro duelo entre Flamengo e Botafogo na história do Engenhão, o Rubro-negro conseguiu conquistar mais três pontos e deixar seu torcedor ainda mais esperançoso na busca pelo hexa nacional.

O 1º tempo do clássico mostrou uma partida completamente aberta, equilibrada e com qualquer uma das equipes podendo balançar as redes a qualquer momento. Enquanto Petkovic comandava as ações do Flamengo, era Reinaldo quem aparecia bem pelo Fogão. Em duas jogadas do Pet, o Flamengo quase abriu o placar. Primeiro, o sérvio abriu bem o jogo para Juan, que cruzou para a finalização errada de Fierro. Pouco tempo depois, o gringo organizou um ataque pelo meio que resultou em uma boa finalização do Zé Roberto. Pelo Botafogo, Reinaldo fazia de tudo. Arriscou chute de longa distância, apareceu na área para cabecear e deu bastante trabalho ao sistema defensivo flamenguista. Falando em sistema defensivo, tanto o do Flamengo, quanto o do Botafogo, não apresentaram muita segurança nessa partida. Para ilustrar esse fato, o gol do Flamengo foi marcado pelo Imperador Adriano, aos 31 minutos, quando a dupla de zaga Alvi-negra Wellington/Juninho falhou. Ainda na 1ª etapa, o Flamengo organizou um contra-ataque daqueles dignos de video-aula. O lance começou com o genial Petkovic ainda na área rubro-negra, passou por Fierro e Zé Roberto e terminou com o arremate do próprio Fierro, que poderia ter caprichado mais na finalização.

Como citei anteriormente, a defesa do Flamengo não apresentou muita segurança, porém não foi por falta de qualidade de seus defensores, mas sim pelo excesso de cautela da equipe, após o intervalo. Diante do completo recuo do Flamengo, nem mesmo as boas atuações de Aírton e Fabrício foram suficientes para impedir o Botafogo de pressionar. E como pressionou. Do início ao fim da 2ª etapa, o Fogão atacou o Flamengo de tudo quanto foi maneira. Bola parada de Lúcio Flávio para André Lima desviar para fora; Passe de Alessandro para novo arremate de André Lima; Cruzamento de Reinaldo e, acreditem, mais um chute para fora de André Lima; Chute longo de Victor Simões e boa defesa de Bruno; O juiz assinala erradamente pênalti do Aírton sobre o André Lima, porém Lúcio Flávio desperdiça a chance ao telegrafar a cobrança e mandar nas mãos de Bruno; Após arrancada do mesmo Lúcio Flávio, pela esquerda, e um excelente passe, novamente André Lima manda a pelota para fora. Durante todo esse tempo, o Flamengo sequer passou perto de assustar o goleiro Jefferson.

Alguns podem falar que o resultado da partida foi injusto. Não concordo. A justiça do futebol é a justiça da bola na rede. Adriano recebeu duas bolas e marcou um gol. André Lima recebeu cinco bolas e deu cinco chutes para fora. Lúcio Flávio, ótimo nas bolas paradas, teve um pênalti para poder empatar o jogo, porém não conseguiu superar o goleirão Bruno, que se atuasse sempre como nos jogos contra o Botafogo, seria um dos melhores do mundo. Apesar de ter mostrado nesse 2º tempo os seus piores 45 minutos desde que o Andrade assumiu como treinador, o Flamengo conquistou uma vitória importantíssima. Há 3 rodadas atrás, a diferença para o líder era de 12 pontos. Agora, são somente três. Está mais do que claro que o torcedor do Mengão pode acreditar no título.

2 comentários:

  1. Faltou dizer que aquele pênalti marcado não existiu. É como dizem: pênalti roubado não entra.

    Aleminho

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, o seu blog é muito bom informações de esportes. Saudações e visitar-me.

    ResponderExcluir