domingo, 18 de outubro de 2009

E NO VELHO CONTINENTE...

Manchester United 2 x 1 Bolton - 9ª rodada do Campeonato Inglês

O Manchester entrou em campo já sabendo da derrota sofrida pelo Chelsea, diante do Aston Villa, e só dependia de suas próprias forças para assumir a liderança do Campeonato Inglês. Mesmo contando com o importante desfalque de Wayne Rooney, os Reds conseguiram mostrar bom futebol e fizeram o dever de casa.

Bastou o apito inicial para o Manchester mostrar sua imensa superioridade técnica diante do Bolton. Com 12 minutos de partida, a equipe já havia aberto o placar (gol contra do zagueiro Knight após bela jogada de Evra e conclusão de Michael Owen) e criado mais duas grandes oportunidades de balançar as redes. Durante todo o 1º tempo, o Manchester pressionou o Bolton atacando com muita intensidade e qualidade pelos lados do campo. Pela esquerda, o veterano Ryan Giggs deixou o sistema defensivo adversário de pernas pro ar. Um conselho para os amantes do futebol: diante da iminente aposentadoria do craque, assistam-o jogar o máximo possível, pois o futebol que ele vem apresentando é de encantar. Se por um lado o Giggs dava show, pelo outro, apesar da menor intensidade, o equatoriano Valencia estava imparável. O meia/ponta – direita deu lindo passe para Berbatov quase marcar, arriscou chute longo e, o principal, após uma tabelinha excelente com Gary Neville, colocou o 2 a 0 no marcador.

Após o intervalo, o Manchester voltou disposto a fechar o caixão do Bolton. Com melhor presença dos atacantes Berbatov, com jogadas muito bonitas como um toque de letra e um voleio, que foram sensacionais, e Owen, com muita movimentação e participação, os Reds criaram, em 11 minutos, quatro chances de aumentar o placar. O lance mais espetacular ficou, como esperado, por conta de Ryan Giggs. Após roubar a bola no campo ofensivo, Giggs entrou na área e entortou o defensor de uma maneira que deu dó. Acredito que o beque do Bolton terá de gastar um bom tempo cuidando da coluna. Porém, o Bolton, que só havia criado duas oportunidades de balançar as redes durante toda a partida, conseguiu diminuir o placar com um gol marcado por Taylor, que por sinal foi o melhor jogador ofensivo da equipe. Esse gol sofrido aos 29 minutos poderia desestabilizar o Manchester, entretanto não foi o que ocorreu. A partida caminhou até o seu fim com o Bolton alçando algumas bolas na área e só conseguiu assustar o goleiro van der Sar aos 49 minutos, fazendo-o defender uma cabeçada que deixou os torcedores do Manchester com o coração na garganta.

Com essa vitória obtida em uma partida muito agitada, com o Manchester atacando muito, e com qualidade, mas quase cedendo o empate no fim, os Reds voltaram a liderança. Pela caminhada, parece que Alex Fergusson vai coseguir fazer o Manchester esquecer Cristiano Ronaldo.

Hamburgo 0 x 0 Bayer Leverkusen - 9ª rodada do Campeonato Alemão

O futebol apresentado no duelo entre os líderes da Bundesliga passou longe do que era esperado. Em uma partida com baixíssimo número de jogadas ofensivas bem organizadas, o placar de 0 x 0 foi justíssimo.

Apesar dos desfalques ofensivos de Petric e Paolo Guerrero, o Hamburgo, por jogar em casa, precisava partir para o ataque. O que se viu, porém, foi uma equipe que, mesmo contando com os ótimos Zé Roberto e Trochowski no meio-campo, não conseguia organizar sequer uma trama ofensiva. Impressionante. Uma equipe que briga pelo título, atuando em casa, não consegue criar, em 45 minutos, uma única chance de balançar as redes. Pelo lado do Leverkusen, tivemos um time preocupado apenas em se defender, o que conseguiu com eficiência.

Após o intervalo, o jogo voltou um pouco mais aberto e com melhor qualidade, até porque pior do que a 1ª etapa seria quase impossível. Essa pequena evolução ofensiva das equipes, entretanto, não foi o suficiente para fazer os goleiros trabalharem. A superioridade das defesas sobre os ataques foi a tônica de quase toda a partida. Digo quase pois, quando faltavam 5 minutos para o fim do jogo, o Leverkusen resolveu atacar. Em duas excelentes jogadas do meia suiço Barnetta, Hypia e Kiesling transformaram o goleiro Roost, do Hamburgo, no melhor homem em campo. Com duas defesas sensacionais, Roost garantiu o empate para o time da casa.

Sobre as atuações dos brasileiros Renato Augusto, pelo Leverkusen, e Zé Roberto, pelo Hamburgo, digo que os dois ficaram devendo muito. Pela qualidade técnica e importância ofensiva que ambos possuem, esperava muito mais deles. O empate em 0 x 0, desta vez, ilustra perfeitamente o que foi a partida.

Um comentário:

  1. E o Manchester continua mandando na Inglaterra, apesar do certo equilibrio na premier esse ano!!!

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir