domingo, 29 de abril de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - TAÇA RIO - FINAL - BOTAFOGO X VASCO



Botafogo 3 x 1 Vasco – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Soberano, Fogão bate o Vasco com mais dois gols do Loco Abreu e conquista a Taça Rio.  

Para sua quinta final de Taça Rio nos últimos seis anos, o Botafogo foi para o clássico sem o Renato e escalado pelo Oswaldo de Oliveira no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos e Fellype Gabriel; Elkeson, Andrezinho e Maicosuel; Loco Abreu. Sem conquistar uma final de turno estadual desde 2004, o Vasco, ainda sem o zagueiro Dedé, foi organizado pelo Cristóvão Borges no 4-3-3 com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Fellipe Bastos, Rômulo e Felipe; Eder Luís, Alecsandro e Diego Souza.

Que 1º tempo do Fogão! Velocidade infernal, passes qualificados, marcação forte, organização tática, ocupação de espaços e um Loco Abreu fatal. Apesar das duas finalizações onde o Eder Luís “mandou mal, lá na geral”, como dizia o grande locutor Garotinho na época do popular espaço do Maracanã, não seria exagero dizer que o Botafogo engoliu o Vasco. A prova de que o “Glorioso” foi superior do início ao fim da etapa está no tempo dos gols marcados. Um aos três minutinhos e o outro aos 44. O primeiro em contra-ataque de velocidade digna de Formula 1 e o segundo em bola aérea. Ambos com o pé direito do iluminado Loco Abreu. Ainda sobre os primeiros 45 minutos, vale bater palmas para a atuação de Fellype Gabriel como volante. Além de não deixar nada a desejar para os originais da posição no quesito marcação, ainda acertou ótimos passes.

O Cruz-Maltino voltou do intervalo com Juninho Pernambucano, Allan e cheio de gás. O juiz mal apitara o reinício e Fellipe Bastos já havia acertado um tijolo no travessão. Porém, a tarde era mesmo botafoguense. Aos 9 minutos, Antônio Carlos acertou um lançamento de encher os olhos e Maicosuel, com toda a categoria habitual, dominou a redonda no peito e a colocou no fundo do barbante. Impressionante como menos de um mês após voltar aos gramados o “Mago” já se (re)coloca entre os melhores do país. Com três gols de vantagem, o Bota diminuiu o ritmo – exceto Marcelo Mattos, que continuou um leão. Assim, o Vasco, que claramente não estava em seus melhores dias, se mandou para o ataque na busca da missão quase impossível e chegou ao gol de honra com o Carlos Alberto, em outra boa aparição, aos 34. Daí até o fim foi pura pressão vascaína, com destaque para um quase antológico gol do Diego Souza, mas o apito final veio para decretar uma belíssima vitória botafoguense.

Agora o Fogão terá o Fluminense pela frente. Fluminense que foi carrasco alvinegro na semi final da Taça Guanabara e na última final de carioca disputada por ambos, em 1971, há mais de 40 anos. Serão dois jogos de arrepiar!

PARABÉNS, FOGÃO!


CURTINHAS PELO BRASIL!


- O Neymar não tem calendário de jogos, tem agenda de shows. Dessa vez a “Joia” decidiu o San-São no Morumbi com três gols e colocou o “Peixe” em mais uma decisão do Paulistão. A quarta seguida.

- O adversário do Santos será o Guarani, que fez um 2º tempo avassalador e venceu a Ponte Preta de virada por 3 a 1. O herói da noite foi o Medina, que substituiu o contundido Fumagalli e fez dois gols, mas quem voltou a desequilibrar, assim como fizera diante do Palmeiras, foi o infernal atacante Fabinho. Está jogando muito este bugrino!

- Se na escola ensinam para a criançada que a raposa é um animal mais feroz e perigoso que o coelho, no Mineiro a história foi outra. Com duas vitórias na semi final o “Coelho” caçou a “Raposa” e, no ano do seu centenário, disputará a decisão contra o “Galo”.

- Grêmio, Cruzeiro e Náutico, só para citar os times da Série A do Brasileirão fora do eixo-Rio-São Paulo, não disputarão as finais em seus respectivos Estados. Os Campeonatos Estaduais não são tão previsíveis como muitos dizem por aí.

- Em Santa Catarina a final será entre Figueirense e Avaí. Lá, na “Terra do Guga”, os dirigentes se superaram no regulamento da competição. O Figueira venceu os dois turnos da fase inicial e, ainda assim, precisou passar pelo Joinville, nas semi finais, para se garantir na decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário