domingo, 6 de maio de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - FINAL - FLUMINENSE X BOTAFOGO



Fluminense 4 x 1 Botafogo – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Digno da Máquina! Fluzão relembra os melhores momentos do esquadrão dos anos 70, atropela o Botafogo e dá enorme passo rumo ao título carioca.

Com desfalques significativos para uma decisão, o Fluminense adentrou o gramado sem Wellington Nem, Anderson, Diguinho e Valencia e escalado pelo Abel Braga no 4-1-4-1 com: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho; Thiago Neves, Deco, Jean e Rafael Sóbis; Fred. Pelo lado do Fogão, a ausência era o meia Andrezinho e a notícia positiva o retorno de Renato. Assim, Oswaldo de Oliveira organizou seu time no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato e Marcelo Mattos; Elkeson, Fellype Gabriel e Maicosuel; Loco Abreu.

Toda a expectativa alvinegra quanto a presença de Renato na decisão mostrou seu motivo quando o volante acertou um lindo e milimétrico arremate no cantinho do goleiro Cavalieri e inaugurou o placar no Engenhão. O relógio apontava 8 minutos e, daí ao intervalo, o Fogo não jogou mais. O setor de meio-campo, ponto forte na belíssima vitória sobre o Vasco, esteve frágil como caixa de papelão. Renato, Maicossuel, Elkeson, Fellype Gabriel... nenhum deles chamou o jogo. Assim, o Fluminense cresceu pouco a pouco e em boas jogadas de pivô do centroavante Fred e chutes de fora da área de Carlinhos, Jean e Thiago Neves fez o torcedor botafoguense prender a respiração. Até que, no finalzinho da etapa, a superioridade tricolor transformou-se em gol. E que gol! Carlinhos alçou a pelota na área, Thiago Neves tocou de cabeça e Fred, em jogada de cinema, bicicletou para o fundo das redes. Uma maravilha!

 O Botafogo voltou do intervalo disposto a fazer o que não fez em quase toda a 1ª etapa: atacar. A prova foi a primeira cabeçada de Loco Abreu em direção à meta tricolor na partida. Porém, o ímpeto alvinegro pouco durou. Aos 11 minutos o lateral Lucas cometeu falta criminosa no Thiago Neves e recebeu o vermelho. Menos de dez minutos depois o placar do Engenhão já apontava: Fluminense três, Botafogo um. Rafael Sóbis – como gosta de finais! – duas vezes chegou às redes, em lindos passes de Deco e Thiago neves, nesta ordem. E para a alegria de seu torcedor, o Flu decidiu não administrar a vantagem de tentos e um homem e continuou com o pé no acelerador, postura que resultou no gol do garoto Marcos Junior, aos 38 minutos, após espetacular trama que teve início com o Deco e passou pelos pés de Sóbis e Fred.

Amigos, quando a mágica do Deco dá o ar da graça, Fred leciona uma aula de como ser um centroavante, Thiago Neves coloca todo seu ímpeto e disposição em campo e Rafael Sóbis relembra os melhores tempos de Internacional, fica muito – mas muito! – difícil segurar o Fluminense. A história do futebol, e do Botafogo, não permite a ninguém dizer que o Carioca já acabou. Mas o troféu já fez sinal para o ônibus parte rumo às Laranjeiras.


CURTINHAS PELO BRASIL!


- O Guarani se esforçou, se entregou e fez um bom 1º tempo. Porém, quando com menos de um minutinho de partida o Neymar arranca do meio do campo, passa por cinco adversários e só é parado com falta na entrada da área, significa que a coisa vai ficar feia para o adversário do “Peixe”. A vitória santista sobre o “Bugre” por três a zero – dois gols do impossível Neymar e um do Ganso – só será revertida se o Guarani tiver a maior atuação dos seus mais de 100 anos.

- Oscar carimbou sua volta aos gramados com um importante gol no empate do Internacional com o Caxias, lá em Caxias do Sul. Sem entrar nos méritos sobre questões judiciais, é bom para o futebol brasileiro o retorno de um jovem que sabe como tratar a redonda como é o Oscar.

- E o Figueirense, ein! Campeão do 1º turno, Campeão do 2º turno, passou pelo Joinville na fase semi final e levou três a zero do Avaí no primeiro jogo da decisão.

- Empate nos primeiros jogos decisivos em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Ceará, Bahia e Paraná. Equilíbrio pouco é bobagem. E que venha o próximo fim de semana!

Um comentário:

  1. O Botafogo tem até uma boa equipe, mas sem banco. É incrível como sua torcida não apoia ! Engenhão vazio na parte deles.

    ResponderExcluir