sexta-feira, 6 de julho de 2012

COPA DO BRASIL 2012 - FINAL - PALMEIRAS X CORITIBA


Palmeiras 2 x 0 Coritiba – Arena Barueri, Barueri (SP)

Bola parada do Marcos Assunção volta a ser essencial e Palmeiras larga na frente na busca pelo caneco da Copa do Brasil.

A dois jogos de um título nacional de elite, que não conquista desde a Copa dos Campeões de 2000, o Palmeiras foi a campo escalado pelo Luiz Felipe Scolari no 4-3-1-2 com: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; João Vitor, Márcio Araújo e Marcos Assunção; Valdívia; Mazinho e Betinho. Em sua segunda decisão de Copa do Brasil consecutiva e com o sonho de conseguir um final diferente do ano passado, o Coritiba iniciou a partida organizado pelo Marcelo Oliveira no 4-4-1-1 com: Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Rafinha, Junior Urso, Willian e Gil; Everton Ribeiro; Everton Costa.

O Palmeiras fez uma etapa inicial abaixo da linha da pobreza. Ofensivamente foi de dar dó. Valdívia sem passes clarividentes, Mazinho sem jogadas incisivas, Betinho sem sequer um arremate a gol, Marcos Assunção sem bolas paradas para chutar... E para piorar a situação palmeirense, a retaguarda era um queijo suíço daqueles com mais buracos do que queijo e erros individuais dignos de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Foi graças a duas defesas do goleiro Bruno, em finalizações de Junior Urso e William, que o placar não foi inaugurado antes do minuto 20. Quando o intervalo já se aproximava, Marcos Assunção teve sua primeira oportunidade de cobrar uma falta mais perto da área rival do que da linha do meio-campo. Alçou a redonda na área, Jonas agarrou Betinho e Valdívia cobrou o pênalti resultante cheio de categoria para colocar um a zero no escore.

Veio o 2º tempo e, se continuou sem uma gota de criatividade, o Palmeiras, pelo menos, diminuiu os espaços dados ao adversário. Os minutos transcorriam em banho-maria até que, aos 19, Marcos Assunção teve nova chance com a redonda imóvel. Desta vez o cruzamento terminou em cabeçada do Thiago Heleno para o fundo do filó. Era tudo que o palmeirense queria para aliviar. E tudo que ele não queria o Valdívia fez, cinco minutos depois, ao cometer uma falta nada diplomática e ir mais cedo para o chuveiro. Já com Lincoln e Anderson Aquino em campo, Marcelo Oliveira apostou em Tcheco, mas o Coritiba, em nenhum momento, conseguiu repetir os bons 20 minutos iniciais. Na realidade, esteve próximo de ver sua vaca ir mais para o meio do brejo, mas o palmeirense Maikon Leite perdeu uma clara chance de gol após driblar o goleiro.

A vitória por dois a zero no jogo de ida permite oba-oba apenas para os palmeirenses que ficam nas arquibancadas. Os que vão entrar em campo, na próxima quarta-feira, terão de suar litros e mais litros para segurar o Coritiba e o Couto Pereira. O Verdão deu um passo enorme rumo ao título, mas a decisão ainda não teve um ponto final.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário