segunda-feira, 2 de julho de 2012

EUROCOPA 2012 - FÚRIA!


Um dos mais renomados filmes de artes marciais da história – A Fúria do Dragão – mostra a luta do lendário Bruce Lee contra uma organização que traficava drogas através de uma fábrica de gelos. A grande cena é logo uma das primeiras, quando Bruce Lee encontra-se com a maior calma no meio de uma estrondosa pancadaria. É braço para cá, perna para lá, tapa na cara de um, voadora no peito do outro... e Bruce Lee, no meio de toda a confusão, como se estivesse no mais tranquilo dos ambientes. O motivo? Havia prometido para sua falecida mãe que não mais lutaria. Até que um pobre coitado lhe arrancou do pescoço o cordão que simbolizava a promessa feita à mãe. Pronto! Em questão de segundos todos os aspirantes a vilão estavam tortos no chão.

Até o último domingo, 1 de julho, a Espanha era o Bruce Lee de cordão. Contida, pacífica. A Eurocopa em chamas e ela com a única preocupação de não ser atingida. Era a Alemanha e seu arsenal ofensivo, a Itália com um ímpeto poucas vezes visto, Cristiano Ronaldo em jornadas de melhor do planeta e a Espanha apenas preocupada em chegar ao momento final sem arranhões. Como Bruce Lee em meio ao “pega pá capá”. Mas o apito inicial da decisão contra a Itália foi o arrancar de cordão da Espanha. A fúria voltava à La Furia.

Jordi Alba, Xavi, Iniesta, David Silva e Fábregas impuseram um ritmo infernal no jogo. Ninguém esperava. Nem mesmo a até então alucinante Itália. O futebol-yoga e a falta de ambição pelo gol das partidas anteriores deram lugar a uma busca incessante por colocar a pelota nas redes. Até mesmo os infinitos passes foram esquecidos, o que daria a Itália a maior posse de bola na 1ª etapa. A fúria era tamanha que nem quando Thiago Motta saiu contundido e deixou a Azzurra com um homem a menos a sede de gol espanhola diminuiu. O resultado não poderia ser outro. Quatro a zero. Maior goleada em uma final de Eurocopa.

Daqui a alguns anos, quando um pequenino perguntar para um mais vivido o porquê de a Espanha ser chamada de La Furia, não serão necessárias palavras. Bastará colocar o disco com esta final gravada no aparelho de dvd e estará explicado. Como também estará explicado uma parte de como esta monumental e gigantesca equipe conquistou o direito de conversar, em condições de igualdade, com os maiores esquadrões que o Planeta Bola já viu.

¡FELICITACIONES, ESPAÑA!

Um comentário:

  1. coño Diano !! te estas superando en el arte de juntar las artes marciales con el futbol , genial el articulo , y no solo por que habla de España ,vale? y si la verdad españa jogo de otra forma en la final , mucho mas incisiva te mando el link de la cronica del primer gol de la voz de galicia , creo que te va a gustar http://www.lavozdegalicia.es/noticia/deportes/2012/07/03/nueve-toques-obra-arte/0003_201207G3P8991.htm?utm_source=buscavoz&utm_medium=buscavoz

    ResponderExcluir