quinta-feira, 26 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012 - FASE DE GRUPOS - BRASIL X EGITO









Brasil 3 x 2 Egito – Millennium Stadium, Cardiff (País de Gales)

Assim como na Copa das Confederações de 2009 – quando levantou o caneco – Brasil estreia com apertada vitória sobre o Egito depois de abrir boa vantagem.

Existem algumas lições que o futebol ensina e que devem ser sempre relembradas. Uma delas é a de que, diferente de vôlei ou tênis, por exemplo, o futebol não acaba quando uma equipe atinge determinado número de pontos. Nas peladas entre amigos isto até ocorre, no famoso “10 minutos ou 2 gols”, mas esta simpática regrinha não vale entre os profissionais. E logo em sua primeira aparição em Londres a Seleção Olímpica Brasileira recebeu esta batida lição.  

Com menos de meia hora de partida, o Brasil já vencia o Egito por 3 x 0 – gols de Rafael, Leandro Damião e Neymar – e não aparentava um pingo de nervosismo pela estreia. Apesar de não terem ido às redes, Oscar, magnífico nas saídas de bola e na chegada ao ataque, e Hulk, um terror para a defesa rival, brilhavam intensamente. Veio a 2ª etapa e a Seleção resolveu levar o jogo em banho-maria. Na realidade, a Seleção tentou, sem nenhum sucesso, levar o jogo em banho-maria, já que o Egito, através do seu capitão Aboutrika e de Salah, sacudiu o barbante duas vezes e transformou uma vitória verde-amarela aparentemente tranquila em suadíssima.

Se o Brasil precisa evoluir bastante, como no setor defensivo e na valorização da posse de bola, também deve ser ressaltado que estrear triunfando é sempre importante. Feito que Espanha, México e Grã-Bretanha, candidatos a colocar uma medalha no peito, não conseguiram. Como também não conseguiram, por exemplo, as Seleções Brasileiras de 1972, que com Falcão e Dirceu perdeu para a Dinamarca, e a de 1996, de Dida, Aldair, Roberto Carlos, Bebeto e Rivaldo, derrotada pelo Japão.

--------------------------------------------
História do Futebol Olímpico

Grã-Bretanha e Hungria são os mais dourados quando o assunto é futebol olímpico. Os britânicos levaram a medalha de ouro nos primórdios dos Jogos modernos, em 1900, 1908 e 1912. Em 1900, na realidade, quem triunfou foi o Upton Park F. C., equipe que representava a Grã-Bretanha no torneio. A Hungria começou sua história de triunfos em 1952, com Puskás no comando de um dos maiores esquadrões de todos os tempos. Depois, os húngaros seriam Bicampeões em 1964 e 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário