quinta-feira, 12 de julho de 2012

COPA DO BRASIL 2012 - FINAL - PALMEIRAS CAMPEÃO



Coritiba 1 x 1 Palmeiras – Couto Pereira, Curitiba (PR)


Depois de 12 anos sem um título nacional de elite, Palmeiras segura a pressão do Couto Pereira e conquista a Copa do Brasil.

Para reviver 1985, quando conquistou o Brasileirão, e voltar a fazer história, o Coritiba foi para o decisivo confronto montado pelo Marcelo Oliveira no 4-2-2-2 com: Vanderlei; Jonas, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Sérgio Manoel e William; Rafinha e Everto Ribeiro; Roberto e Everton Costa. Com a chance de conquistar seu décimo título nacional dentre os de maior relevância (escutou o apito inicial com 4 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Taças Brasil e 2 “Robertões”) o Palmeiras foi esquematizado pelo Luiz Felipe Scolari no 4-3-1-2 com: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; João Vitor, Henrique e Marcos Assunção; Daniel Carvalho; Mazinho e Betinho.

Embalado pelo “Inferno Verde” organizado pela sua torcida, o Coritiba começou o duelo cheio de gás para pressionar o Palmeiras. Porém, seu quarteto ofensivo não se entendia, não funcionava em conjunto. Quando, entre o minuto 10 e o 20, uma jogada do Mazinho pela esquerda foi perigosamente finalizada pelo Juninho e o Betinho quase empurrou para o fundo do gol uma bola alçada pelo Marcos Assunção, o “Coxa” percebeu o que o rival estava vivo e não iria somente se defender. O único grande erro palmeirense na etapa inicial foi cometido pelo Thiago Heleno, aos 28, e quase resultou em bola na rede do Rafinha, mas, de maneira geral, o “Verdão” soube se postar de maneira tão segura que seu goleiro, Bruno, não realizou sequer uma defesa a se destacar. E mais, além da segurança, ainda incomodou bastante quando avançou pela esquerda ou com a pelota parada.

O Coritiba voltou do intervalo com o intuito de encurralar o rival. E conseguiu. Fincou os pés no campo de ataque, impediu o Palmeiras de sair para o jogo e, aos 16 minutos, Aírton cobrou com perfeição uma falta sofrida pelo Lincoln (ambos entraram para o 2º tempo) e inaugurou o placar. O Couto Pereira quase voou. O Coritiba tinha tudo para aproveitar o momento, mas o seu torcedor ainda estava com a boca aberta a gritar goooooool e Marcos Assunção, o melhor cobrador de faltas do país, aproveitou mais uma bola parada, cruzou a pelota na área e Betinho a desviou para o fundo do filó. Era o gol do título! Marcos Assunção ainda acertaria o poste – novamente com a gorducha paradinha – o Coritiba ameaçaria com Anderson Aquino e Rafinha e o zagueiro Pereira seria expulso, mas o final do filme já estava definido.

Um final maravilhosamente feliz para a torcida que canta e vibra do Alviverde Imponente, para o leão Marcos Assunção e seus companheiros e para Felipão, o rei do mata-mata, que levantou seu quarto troféu de Copa do Brasil.

PARABÉNS, PALMEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário